Viena- Sob regência de Isaac Karabtchevsky e com solista internacional, Orquestra Sinfônica Heliópolis volta ao palco do Clube Hebraica em agosto


Notícia publicada em 28 de julho de 2022

Maestro Isaac Karabtchevsky

Maestro Isaac Karabtchevsky

Com repertório dedicado a Mozart e Tchaikovsky, Orquestra recebe o violinista austríaco Dominik Hellsberg, que interpreta o Concerto Turco do compositor de Salzburg

No dia 10 de agosto, uma quarta-feira, a Orquestra Sinfônica Heliópolis volta a se apresentar no palco do Teatro Arthur Rubinstein, no Clube Hebraica. Sob regência do maestro titular Isaac Karabtchevsky, diretor artístico do Instituto Baccarelli, o grupo recebe como solista o violinista austríaco Dominik Hellsberg.

Integrante da Orquestra da Ópera Estatal de Viena, Hellsberg foi vencedor da primeira edição da Competição Ignaz Joseph Pleyel, na categoria violino. No Clube Hebraica, acompanhado da Orquestra Sinfônica Heliópolis, ele interpreta o Concerto nº 5, Turco, de Mozart (1756-1791).

Apesar de não ter recebido o apelido de seu compositor, o concerto leva o nome “Turco” graças a uma variação presente no último movimento, que remete a temas ligados à música turca — variação semelhante pode ser encontrada também no famoso rondó “Alla Turca”, da Sonata para piano nº 11, também de Mozart.

Após a participação de Dominik Hellsberg, a Orquestra Sinfônica Heliópolis interpreta duas peças de Tchaikovsky. Primeiro, a inconfundível Valsa das Flores, de O QuebraNozes — uma das obras mais aclamadas do compositor, O Quebra-Nozes é talvez o balé mais interpretado do mundo, e suas melodias, incluindo a Valsa das Flores, estão entre as peças mais amadas e conhecidas pelo público. E, fechando o programa, o maestro Isaac Karabtchevsky comanda o grupo na fantasia orquestral Capricho Italiano. Escrita pelo compositor russo em 1880, após uma visita a Roma, a obra é o testemunho sensível de um olhar estrangeiro sobre a Itália — na ocasião, impressionado com a cultura local, Tchaikovsky afirmou que o pintor renascentista Rafael Sanzio “é o Mozart da pintura”.

A performance terá transmissão ao vivo no canal do YouTube do Instituto Baccarelli, e os ingressos para acompanhar o espetáculo presencialmente vão de R 50 (meia e sócios do Clube Hebraica) a R 100, e estão à venda na bilheteria do teatro e no site Ticket Fácil.

Sobre o Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 25 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1200 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira.

A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.

Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.

Para mais informações, acesse o site do Instituto Baccarelli.

Serviço:

Orquestra Sinfônica Heliópolis
Isaac Karabtchevsky, regente
Dominik Hellsberg, violino
Data: 10/08/2022
Horário: 20h30
Local: Teatro Arthur Rubinstein, Clube Hebraica
Endereço: Rua Hungria, 1000 — Pinheiros, São Paulo — SP.
Ingressos: R50 para sócios e R100 para público geral. Vendas pela bilheteria do Teatro Arthur Rubinstein ou pela plataforma Ticket Fácil.
Transmissão ao vivo no Canal do YouTube do Instituto Baccarelli. Inscreva-se no site!

Por – Carlos Vinícius Amorim — imprensa1@fundamento.com.br


 




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br