Registro – CDHU inicia obras do Viver Melhor

Notícia publicada em 3 de agosto de 2022

Presidente da CDHU, Silvio Vasconcellos, dá início simbólico às obras de reforma em Registro

Presidente da CDHU, Silvio Vasconcellos, dá início simbólico às obras de reforma em Registro

Registro – CDHU inicia obras do Viver Melhor 

Programa vai promover a recuperação interna e externa de domicílios em inadequação habitacional no município

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), empresa vinculada à Secretaria de Estado da Habitação, iniciou nesta quarta-feira, 3 de agosto, a reforma de domicílios precários, por meio do Programa Viver Melhor, na cidade de Registro, Vale do Ribeira. Serão contempladas 50 famílias do núcleo Vila Nova Registro. O presidente da CDHU, Silvio Vasconcellos, participou do evento.

Em Registro, o Viver Melhor também está sendo implantando no núcleo Vila da Palha, onde mais 50 domicílios serão recuperados. No total, a Secretaria de Estado da Habitação está investindo R 1,7 milhão, por meio do programa.

“O Programa Viver Melhor atende pessoas que não possuem renda suficiente para a reforma de suas casas, onde a necessidade obriga a utilizarem seus recursos para subsistência. Nossas equipes entram nas moradias para deixá-las mais saudáveis e melhorar a qualidade de vida de quem precisa” explicou Silvio Vasconcellos.

Claudemir Francisco, 46 anos, ajudante geral, é o dono do primeiro imóvel que será reformado. “Moro nesta casa há 12 anos, com quatro filhos e minha esposa. Estou muito feliz com essa oportunidade porque eu estava tentando juntar dinheiro para reformar o banheiro, trocar o telhado e também melhorar o quarto das crianças. Eu que ergui a casa, mas tem partes rachadas”, contou.

Criado em 2021 durante a pandemia, o Programa Viver Melhor promove a recuperação interna e externa de domicílios em inadequação habitacional em assentamentos precários. A meta é reformar nesta primeira etapa 17,5 mil domicílios com investimentos de R 350 milhões.

A CDHU executa os serviços, sem custo para as famílias, como colocação de piso, revestimento, instalação de esquadrias, impermeabilização, restauração de telhados, reparos de drenagem, instalações elétricas e hidráulicas, conexão com rede de água e esgoto, melhorias em acessos e áreas comuns do núcleo habitacional, entre outros. As fachadas das casas também são recuperadas e ganham pintura colorida projetada para revitalizar a paisagem local.

Com recursos da agência de fomento da Casa Paulista, o Viver Melhor aprimora as condições de habitabilidade, salubridade, acessibilidade para famílias com renda de até cinco salários mínimos. As áreas selecionadas estão em processo ou são passíveis de regularização fundiária. Estão excluídos os locais de risco e de proteção ambiental.

O trabalho desenvolvido pela CDHU consiste em três etapas: vistoria no local para avaliar a moradia e suas necessidades, coleta da assinatura do morador no termo de adesão e execução das obras de melhoria.




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
CNPJ: 05.771.658/0001-10 - Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br