Aniversário Ibirapuera: Urbia apresenta programação para o fim de semana

Notícia publicada em 11 de agosto de 2022

Eventos musicais, última semana da megaexposição do Tim Burton e Sons do Espaço no Planetário Ibirapuera estão entre os destaques

O Parque Ibirapuera celebra o seu 68º aniversário em agosto. Para comemorar a data, a Urbia, gestora do local, preparou uma programação especial ao longo do mês com diferentes opções de cultura e lazer. Entre as atrações estão: apresentações da Orquestra Pop Arte Viva e Cat Dealers para um espetáculo que mistura música erudita e eletrônica; Música no Parque com participação do Regional de Choro da Escola do Parque Ibirapuera; ativações no MAM, abertura de vendas para a Arena Brasileira, Sons do Espaço no Planetário Ibirapuera, última semana da megaexposição de Tim Burton na Oca e muito mais.

Música no Parque

O Regional de Choro da Escola de Música do Parque Ibirapuera vai realizar três apresentações neste fim de semana. Os shows fazem parte do Projeto Música no Parque, realizado pela UrbiaDuas ocorrem no sábado (13), na Arena da Marquise, às 10h30 e às 12h30. A terceira apresentação acontece no domingo (14), às 16h, também na Arena da Marquise. Formado por alunos da escola de Música do Parque Ibirapuera, o grupo é conduzido pelo professor Glauber Seixas e traz as múltiplas linguagens do choro, gênero que nasceu nas ruas urbanas do rio de Janeiro em meados do século XIX.

Orquestra Pop Arte Viva e Cat Dealers

No domingo (14/8), a partir das 16h, a área externa do Auditório Ibirapuera será palco do Colgate Clássicos, espetáculo que vai unir música erudita e eletrônica, em homenagem ao compositor Beethoven. Na ocasião, a Orquestra Pop Arte Viva e da dupla Cat Dealers realizarão apresentações gratuitas. O evento, que celebra os 95 anos da marca, também contará com a presença do Coral Arte Viva.

Arena Brasileira

Para os amantes da Copa, os jogos poderão ser conferidos na Arena Brasileira, megaestrutura que será instalada na área externa do Auditório Ibirapuera. Além de acompanhar a transmissão dos jogos, o público poderá apreciar um after ao som de mais de 20 nomes da música nacional, entre eles: Alok, Anitta, Dennis DJ, Wesley Safadão, Luiza Sonza, Turma do Pagode, Jão, Jorge & Mateus, Racionais, Seu Jorge, Matuê, Marisa Monte, Marcelo D2 e Banda Eva. Os ingressos podem ser adquiridos pela Ingresse.

Parque Família

Com mais de dez opções de brinquedos para crianças de todos os tamanhos e idades, o Parque Família segue no Parque durante o mês de agosto. Localizado na Arena de Eventos, ao lado do Museu Afro Brasil, o espaço funcionará de sexta-feira a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos podem ser adquiridos individualmente, pelo preço de R 10 cada, ou o combo com seis tickets pelo valor de R 50.

Exposição do Tim Burton na Oca

Encerra neste domingo (14), a megaexposição “A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton”. Para quem ainda não conferiu, a exposição está aberta das 9h às 21h. O evento promove uma imersão na atmosfera peculiar e fantástica do pintor, ilustrador e cineasta Tim Burton, que dirigiu clássicos como Edward Mãos de Tesoura, Alice no País das Maravilhas, Dumbo e A Fantástica Fábrica de Chocolate. Os ingressos custam a partir de R20 e podem ser adquiridos na bilheteria oficial (Oca – somente nos horários/dias da exposição) ou no site Ingresso Rápido.

 

Programação do Planetário Ibirapuera

Planetário Ibirapuera segue com o espetáculo “Show de Luna“. A atração apresenta diversas histórias de Luna, uma garota apaixonada por ciências, que usa a imaginação para descobrir respostas do universo juntamente com seu irmãozinho Júpiter e seu furão de estimação Cláudio. A sessão dura aproximadamente 40 minutos e é destinada ao público infantil de dois a seis anos de idade. As sessões ocorrem no sábado (13), às 13h, e no domingo (14), às 11h. Os ingressos custam R20 (inteira) e R10 (meia-entrada), com compra pelo site.

A sessão infantil “Projeto Científico” acontece neste domingo (14), às 11h. Com duração de 35 minutos, o espetáculo mostra a história de Neco e Silo, dois personagens pré-adolescentes habitantes do planeta Arconine, que acabam de ganhar um prêmio escolar por um projeto científico sobre o Sistema Solar. Os ingressos custam R20 (inteira) e R10 (meia-entrada), com agendamento pelo mesmo site.

O Planetário também exibe a exposição “Da Terra Ao Universo“, que proporciona uma viagem deslumbrante através do espaço e do tempo ao universo revelado pela ciência. Em projeção fulldome, cada sessão tem aproximadamente 35 minutos e é recomendada para público acima de 5 anos. As sessões ocorrerão na na sexta-feira (12), às 13h, às 15h e às 17h; sábado (13), às 15h e às 17h; e domingo (14), às 15h e às 17h. Os ingressos custam entre R 15,00 e R 30,00 e podem ser adquiridos pelo site.

O espetáculo “Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez” também poderá ser conferido no Planetário e destaca o céu de São Paulo, que há muito não se vê por causa da poluição luminosa e crescimento desenfreado da cidade. A sessão será no sábado (13) às 19h. Os ingressos custam R20 (inteira) e R10 (meia-entrada), e devem ser adquiridos pelo site.

O Planetário Ibirapuera também será palco do espetáculo “Quantum – música coral nas estrelas”, de autoria do Coro Luther King, na sexta-feira, 12 de agosto, às 21h. O evento faz parte do programa Sons do Espaço, idealizado pela Urbia, gestora do local, que tem o objetivo de integrar a arte e a cultura com toda a transversalidade da ciência em uma experiência imersiva no Planetário. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Urbia Pass, e custam entre R30 (meia-entrada) e R 60 (inteira).

Com o objetivo de homenagear o músico Gilberto Gil, um dos grandes ícones da música popular brasileira, e Mario Novello, um dos maiores físicos do Brasil, o grupo apresentará um repertório que mistura ciência e arte. Entre as canções que serão exibidas na cúpula do Planetário Ibirapuera estão: “El Fuego”, de Mateo Flecha el Viejo; “Estrela”, “Se eu quiser falar com Deus” e “Lamento Sertanejo”, de Gilberto Gil; além de obras tradicionais indígenas “Araruna” e “Wahanararae”. O espetáculo, ao vivo, tem duração de 40 minutos.

O evento contará ainda com a presença do Bar Vista, no hall do Planetário, que oferecerá bebidas aos visitantes trinta minutos antes do início da sessão. Vale ressaltar que a consumação no local é cobrada à parte.

Vale ressaltar que é necessário chegar com antecedência de 30 minutos e não é permitida a entrada após a abertura da sessão.

Arte/Exposições no Parque

O Museu de Arte Moderna (MAM) está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h30). Aos domingos, a entrada é gratuita, mas o visitante pode escolher se prefere entrar gratuitamente ou se deseja colaborar com algum valor. Os ingressos podem ser adquiridos por agendamento via site do MAM.

No sábado (13), às 15h, o projeto Família MAM apresenta a ação Arte e Ecologia. Consiste em uma oficina de construção de brinquedos a partir de um olhar aprofundado sobre as árvores e a terra. No domingo (14), às 17h30, acontece a atividade Slam de Minas, na Marquise do entorno do MAM. Trata-se de uma batalha poética com recorte de gênero de São Paulo, que atua com literatura em diversas linguagens, explorando as construções possíveis através das palavras.

Já o Museu Afro Brasil (MAB) vai oferecer, entre 5 e 26 de agosto, das 10h30 à 12h, Visitas Virtuais em Libras — Mitologia Iorubá. A visita propõe a apresentação de alguns itens e representações visuais de orixás presentes no acervo do Museu Afro Brasil e é conduzida com a Língua Brasileira de Sinais. As incrições podem ser realizadas na página do Museu Afro Brasil.

Entre os dias 8 e 22 de agosto, das 19h às 21h, a Escola MAB vai oferecer o curso O pensamento de Mahmood Mamdani. As aulas ocorrerão sempre às segundas-feiras e têm o objetivo de promover uma imersão à obra do intelectual ugandense Mahmood Mamdani, um dos grandes expoentes do pensamento africano. Os ingressos estão disponíveis na página do Museu Afro Brasil.

A Escola MAB também vai realizar o curso Exposição de Arte e o olhar do Conservador, entre os dias 10 de agosto e 28 de setembro (sempre às quartas-feiras), das 16h às 18h. Nas aulas, os alunos poderão conhecer os bastidores da montagem de uma exposição de arte. Os ingressos podem ser adquiridos na página do Museu Afro Brasil.

O Museu Afro Brasil conta com mais de seis mil obras, como pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e muito mais. Com diversos núcleos, o acervo tem a intenção de descontruir um imaginário da população negra como inferior e, ao invés disso, reafirmar no prestígio, na igualdade e no pertencimento. As inscrições devem ser realizadas pelo mesmo site.

Pavilhão Japonês

Localizado às margens do lago do Ibirapuera, próximo ao Planetário e ao Museu Afro Brasil, o Pavilhão Japonês é o local ideal para quem deseja aprender mais sobre a cultura japonesa. O edifício, construído por meio de uma parceria entre o governo japonês e a comunidade nipo-brasileira, conta com um salão nobre e diversas salas anexas, um jardim repleto de plantas e árvores ornamentais, além de um lindo lago de carpas. Em seu Salão de Exposição é possível conferir peças doadas pelo governo japonês que retratam as belezas do Japão.

O Pavilhão também conta com com um restaurante estilo take away, o Na Na Ya, que serve opções variadas de pratos doces e salgados da culinária japonesa. O horário de funcionamento do Pavilhão é de quinta-feira a domingo, e também aos feriados, das 10h às 17h. Vale ressaltar que a entrada é gratuita às quintas-feiras. O valor do ingresso para adultos custa R15. Estudante com carteirinha, idosos a partir de 60 anos e crianças de 5 a 12 anos pagam meia-entrada R7. Já crianças abaixo de 4 anos não pagam.

IbiraBike

O Parque Ibirapuera oferece a locação de bicicleta infantil e adulto, triciclo infantil, adulto e handbikes (bicicletas acessíveis às pessoas com deficiência) pelo valor de R10 a primeira hora. Já a bike família está disponível pelo valor de R30 a primeira hora. Para incluir cadeirinhas frontais e ou traseiras para crianças e pets nos modais é cobrado um adicional de R 5 no custo da hora. Vale ressaltar que a locação desses modais pode ser feita nos portões 4, 6, 9 e 10, das 8h às 19h, com a devolução até às 20h.

Visita Guiada — IbiraTour

O IbiraTour, circuito guiado realizado com apoio de carrinhos elétricos, funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Com duração de 45 minutos, os carrinhos têm capacidade para transportar até quatro pessoas por vez em um circuito sem pausas ou descidas no trajeto. No passeio, que está com preço promocional de R25, os visitantes conhecem mais sobre a história e curiosidades do Ibirapuera. O ponto de embarque e desembarque fica no Portão 4.

Centro de Visitantes

Para obter informações sobre a programação cultural do Ibirapuera, bem como as atividades esportivas e de lazer, basta comparecer ao Centro de Visitantes do Parque Ibirapuera. Com horário de funcionamento das 8h às 18h, o espaço fica localizado no térreo da Escola Municipal de Astrofísica, no salão de exposições temporárias, e conta com uma maquete com os principais pontos de interesse, painéis informativos e monitores prestando informações.

Alimentação

Vendedores autônomos de bebidas, água de coco, alimentos e brinquedos: atendimento das 5h às 23h.

Lanchonetes: Sabor Ibira e Madureira estão abertos diariamente, das 7h às 20h. O Sabor Ibira, agora, oferece cervejas em seu menu, mas não é permitida a saída com garrafas de bebidas alcoólicas do espaço.

Quiosques: Nutty Bavarian, de segunda a sábado, das 7h30 às 20h, e aos domingos, das 8h30 às 18h30; Sorvetes Rochinha, diariamente, das 10h às 19h; Oakberry, segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e sábado a domingo, das 8h30 às 19h20; Bacio di Latte, diariamente, das 9h às 20h; Churros no Parque, de sexta-feira a domingo, das 10h às 19h.

Pipoca no Parque: no portão 4 e na ponte funciona diariamente, das 10h às 19h, já no Planetário Ibirapuera funciona de sexta-feira a domingo, das 10h às 19h, e no parquinho funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 19h

Restaurantes: Prêt MAM (Restaurante) funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 16h, e aos sábados, domingo e feriados, das 12h30 às 17h. Já o Restaurante Selvagem funciona de terça a quinta-feira das 19h às 23h; sexta-feira, das 12h às 16h (almoço) e 19h às 23h (jantar); aos sábados, das 12h às 16h (almoço) e 19h às 23h (jantar); e aos domingos, das 12h às 17h.

Cafés: Pão Bienal, funciona diariamente, das 8h às 19h, e Prêt MAM (Café) atende todos os dias, das 10h às 16h.

Área Gastronômica iFood: sábados e domingos, das 9h às 18h.

Outros serviços

Quadras Poliesportivas: funcionam todos os dias, das 5h às 23h. O Parque conta com quadras para diferentes modalidades, entre elas: futebol society, duas voltadas ao basquete e duas quadras livres para prática de esportes de areia – futevôlei, beach tênis e vôlei.

Vale ressaltar que todos os equipamentos são gratuitos e abertos ao público em geral. As quadras funcionam de acordo com o horário de abertura e fechamento do parque e não é necessário reservar. A utilização é feita por ordem de chegada.

Estacionamento: Portão 7 funciona diariamente, das 6h às 20h, com saída de veículos até às 23h. Já o Portão 3 opera das 5h às 23h.

Posto de Atendimento em Primeiros Socorros: atendimento diário, das 6h às 23h. Localizado próximo ao Portão 5.

Banheiros: 1,2 e 3 abrem das 6h às 18h. Já os banheiros 5,6,7 e 8 abrem das 5h às 23h.

Para mais informações acesse as redes sociais do Parque Ibirapuera. Instagram: @ibirapueraoficial. Facebook: Parque Ibirapuera.

Imprensa — Urbia




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br