Em Capão Bonito, Dia Nacional do Motociclista, foi comemorado com cinco bandas, praça de alimentação e brindes

Notícia publicada em 15 de agosto de 2022

Organizado pelo Porthal Rastro da Serpente, o evento foi marcado com inúmeros motociclistas, dos mais diversos lugares, inclusive com um jovem casal peruano, vindo da capital de Lima

Dia Nacional do Motociclista , marcada em27 de julho , celebra todos os que, seja Profissionalmente ou por hobbie, pilotam motocicletas. O motociclista não apenas pilota motos, mas também vivencia o que é conhecido como “cultura da motocicleta”. Em capão Bonito, líderes do bar temático/ parada obrigatória dos motociclistas – Porthal Rastro da Serpente, realizaram o evento comemorativo aos motociclistas, neste último sábado, dia 13 de agosto. O encontro como de costume foi marcado com bom público e  inúmeros motociclistas, dos mais diversos lugares, inclusive com um jovem casal peruano, vindo da capital de Lima. Com praças de alimentação, cinco bandas e sorteios de diversos brindes, o dia foi marcado com muita alegria, para os Capão-bonitenses e turistas.  

Origem do Dia do Motociclista

A data surgiu a partir de uma tentativa da Associação Brasileira de Motociclistas de estipular um dia comemorativo oficial para os motoqueiros.

Em 27 de Julho de 1974, morria o motociclista e mecânico da Honda Marcus Bernardi, que era bastante querido por todos. Por sugestão de Rogério Gonçalves – proprietário da Concessionária Honda de Sorocaba, São Paulo – o deputado Alcides Franciscatto, em 1984, propôs que o Dia do Motociclista fosse comemorado em 27 de julho, em homenagem ao ex-mecânico.


O Rastro da Serpente

Rastro da Serpente é o apelido das rodovias SP-250 e BR-476, que ligam o Estado de São Paulo ao Paraná. Sem brincadeira, se você é um amante de viagens de moto e nunca pegou a estrada do Rastro da Serpente você precisa parar tudo imediatamente e colocar esse destino no seu roteiro de viagem.

É preciso um pouco de ousadia e condicionamento físico para fazer um encontro motociclista no Rastro da Serpente, afinal de contas, são cerca de 260 quilômetros de estrada e mais de 1.200 curvas! Isso mesmo, é uma viagem de moto longa, mas que você, um apaixonado por motos e viagens, não pode deixar de fazer

Os motociclistas que já passaram pela estrada mais de uma vez confirmam que não é um passeio fácil, dizendo, inclusive, que uma viagem de moto na estrada do Rastro da Serpente se torna inesquecível na vida de qualquer um que aposta no desafio.

Por outro lado, de fato é preciso ter muita cautela nessa estrada, caso contrário, você poderá conhecer um lado triste desta aventura. E é preciso atenção, mas ao mesmo tempo, dá pra aproveitar tranquilamente a bela paisagem e a natureza durante o percurso, mas não se engane: o Rastro da Serpente não é uma viagem de moto mamão com açúcar.

Se você é um apaixonado por curvas sinuosas, essa é a sua estrada. Uma curva nem termina direito e já vem outra curva logo na sequência. Fazendo o trajeto completo você parte de São Paulo e chega em Curitiba, passando por Capão Bonito, onde  esta  um dos marcos  -Portal Rastro  da Serpente, em um ambiente super gostoso: PUB Coffe Bar Temático, Lanchonete, mesa de sinuca e muita música .Continuando por ,Guapiara, Apiaí e Ribeira no Estado de São Paulo. Seguindo na estrada, agora no Paraná, você vai passar por Adrianópolis, Bocaiúva do Sul e finalmente chega em Curitiba.

Fazer moto turismo no Rastro da Serpente é muito indicado por conta também das paisagens. A estrada fica entre barrancos praticamente e isso proporciona ótimas vistas.

Curiosidade histórica

Sabe de onde veio o nome Rastro da Serpente? Quem batizou foi simplesmente Edgar Três Azevedo, um dos proprietários da Harley Davidson Brasil. Em uma viagem de moto ao Rastro da Serpente, ele notou que estava serpenteando e, por isso, surgiu tal apelido para a estrada.

Posteriormente um motociclista, que tem um moto-bar-oficina muito legal, passando por Capão Bonito (boca do Rastro da Serpente) fez o trajeto como passageiro de carro e contou todas as curvas da estrada, mais de uma vez para confirmar. 

Por Ivonete Schmitz




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br