FIBRIA INAUGURA APIÁRIO EXPERIMENTAL EM CAPÃO BONITO (SP) COM APOIO DA SYNGENTA

Notícia publicada em 1 de setembro de 2014

fibria-01-09

Centro irá trabalhar com pesquisas para aumentar a produção de mel e disseminar técnicas e práticas de apicultura entre produtores da região

 

A Fibria, empresa de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, com o apoio da Syngenta, líder global em soluções integradas para o agronegócio, inaugurou  no último dia 28 de agosto, o primeiro apiário experimental que vai aperfeiçoar ainda mais as técnicas e manejo das abelhas e alavancar a produção de mel em Capão Bonito, interior de São Paulo.

 

O evento de lançamento contou com a presença do gerente de Sustentabilidade da Fibria, Fausto Camargo, diretora de Registro da Syngenta, Rose Rodrigues e representantes do poder público municipal, como o prefeito Júlio Fernando Galvão Dias, vice-prefeito Marco Citadini, Jose Francisco de Souza, diretor da FATEC, além de outros representantes das instituições de ensino da região, das associações dos apicultores e dos próprios produtores de mel do Programa Colmeias, que serão os principais beneficiados com o projeto. Durante a visita ao apiário experimental, os técnicos demonstraram técnicas de manejo das colmeias.

 
O projeto também contará com outros nove apiários experimentais, que serão instalados ao longo do ano em algumas florestas de eucalipto da Fibria, localizadas nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo.

 
Além de disseminar conhecimentos, técnicas e práticas que fortalecerão a cadeia produtiva da apicultura, beneficiando mais de 700 apicultores integrantes do Programa Colmeias, os apiários experimentais também funcionarão como um centro de pesquisa, no qual será possível realizar estudos para o melhoramento das abelhas regionais, incluindo desde a seleção até a multiplicação da espécie.

 
A ideia é compreender a abelha na sua totalidade e descobrir quais são as suas potencialidades que podem e devem ser multiplicadas. Todo o conhecimento adquirido por meio do desenvolvimento dessas pesquisas será disseminado entre contemplados no Programa Colmeias. “O objetivo dessa iniciativa é agregar conhecimento para o desenvolvimento de novas tecnologias que garantam melhorias técnicas, nutricionais e genéticas, além de avanços na caracterização do mel, no sistema de rastreamento e monitoramento de abelhas”, afirma Fausto Camargo, Gerente de Sustentabilidade.

 
Parceira da Rede Responsável, a Syngenta apoia e desenvolve atividades que demonstram que é possível harmonizar o trabalho de agricultores e apicultores, preservar a biodiversidade, e promover de forma sustentável as cadeias produtivas de alimentos, como a do mel, proporcionando a melhoria na geração de renda e qualidade de vida das comunidades.

 
“Entendemos que a manutenção das populações de abelhas saudáveis e os serviços de polinização que elas fornecem são essenciais para um sistema agrícola próspero. Estamos certos de que o apiário experimental desenvolvido em parceria com a Fibria se tornará uma importante referência no país para essa questão”, explica Rose.

 
Ferramenta de compartilhamento de investimento socioambiental da Fibria, a Rede Responsável nasceu dos aprendizados decorrentes dos projetos de investimento orientados para o desenvolvimento econômico e social das comunidades com as quais se relaciona, da necessidade de consolidar os princípios de sustentabilidade às praticas da empresa de engajar mais empresas aos processos de desenvolvimento local.

 
A Fibria, por meio da Rede Responsável, atua como elo entre as organizações parceiras e as Associações de base beneficiadas prestando todo o suporte necessário à gestão dos projetos apoiados e à prestação de contas dos investimentos realizados, transferindo aos parceiros as experiências e vivencias relacionadas ao conhecimento adquirido com os projetos de investimento socioambiental.

 
Tecnologia – A Fibria também iniciou um projeto piloto de rastreamento da produção de mel no município, por meio de um software no qual são registradas todas as atividades de manejo a campo em determinada colmeia.

 
Algumas colmeias dos apiários experimentais terão um chip que permite o rastreamento por meio de localização GPS e sistema de rede de telefonia móvel e armazenamento de dados. Caso haja deslocamento das caixas o apicultor é informado via SMS e poderá rastrear a localização exata da caixa de abelha.

 
Programa Colmeias – Criado em 2014 em Capão Bonito (SP), o Programa Colmeias tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da atividade apícola, implantando novas tecnologias em conjunto com os apicultores, produtores rurais, assentados da agricultura familiar por meio do uso múltiplo da floresta, organizando de forma sustentável a cadeia produtiva do mel e proporcionando a melhoria na geração de renda e qualidade de vida das comunidades. O Programa Colmeias atua em três eixos: organização e gestão das associações, produção e comercialização do mel.

 
Atualmente, conta com a participação de mais de 700 apicultores, divididos entre os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo. Juntos, eles produzem 800 toneladas de mel. Desses, 110 apicultores são da região de Capão Bonito e produzem mais de 130 toneladas de mel por safra. Para isso, eles contam com o apoio de uma consultoria técnica especializada e, periodicamente, recebem qualificações e capacitações para potencializar a produção.

 
Para ter ideia do sucesso da iniciativa, estima-se que 13% de todo o mel comercializado no Estado de São Paulo e 110 toneladas do mel certificado orgânico do Brasil sejam provenientes do Colmeias.

 
A consultoria técnica oferecida aos apicultores do Programa Colmeias tem como meta aumentar em 40% a produtividade média em curto prazo. Isso será possível com a democratização do conhecimento e de novas tecnologias e práticas de produção, plano nutricional, além da troca de rainha e cera, explica Gustavo Zapata, diretor da Zapata Consultoria, empresa especializada em consultoria apícola e referência na America Latina.

 
O Programa Colmeias está alinhado aos objetivos e metas da Fibria, que são o desenvolvimento local de forma integrada e compartilhada com as comunidades rurais vizinhas e a produção autossustentável de culturas alimentícias junto aos plantios de eucalipto. Além disso, o projeto promove a diversificação das atividades agrícolas, a geração de renda em regiões onde a companhia atua e, principalmente, a qualidade de vida das pessoas inseridas neste contexto.




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br