Santa Casa de Itapeva luta pelo direito à saúde da população  

Notícia publicada em 19 de junho de 2015

protestoInstituição apoia Movimento Nacional que terá início no próximo dia 29/06

Campanha tem como tema “Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo”

 

 

O Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS – formado pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), suas federações estaduais e os 50 maiores hospitais filantrópicos do país – lançou a campanha “Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo”, que pretende alertar os brasileiros para a condição financeira precária das instituições filantrópicas. A Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do estado de São Paulo (Fehosp) e a Santa Casa de Itapeva também apoiam o Movimento.

 

Ações em diversos municípios do país estão programadas para o dia 29 de junho. Na ocasião, gestores dos hospitais locais vão esclarecer para autoridades e representantes dos vários setores da sociedade as dificuldades enfrentadas pela rede de atendimento e as consequências de um provável colapso do sistema para o SUS. Nesta data, às 10 horas, a Santa Casa de Itapeva unirá forças com as demais instituições do país, promovendo um manifesto em frente à Portaria três do hospital, como o objetivo de alertar a população e chamar a atenção das autoridades.

 

“Precisamos primeiro envolver os municípios, entidades de classe, Ministério Público, conselhos, sindicatos, organizações sociais, imprensa, profissionais da saúde, pacientes e voluntários locais para, por fim, buscar o apoio do congresso nacional”, explicou Edson Rogatti, presidente da CMB e da Fehosp.

 

Dessa maneira, as instituições filantrópicas estão convidando lideranças e a imprensa das cidades para apresentar números, explicar as formas de financiamento e discutir medidas em busca de uma solução para o problema que atinge todas as regiões do país. Esses encontros acontecerão simultaneamente em todos os municípios.

 

“Estamos certos de que a divulgação dessa realidade e a mobilização em torno do tema são indispensáveis para que medidas urgentes que garantam o direito à saúde dos cidadãos sejam tomadas. Este é o objetivo principal do nosso movimento”, finaliza Rogatti.

 

Para a Santa Casa Itapeva, a situação atual é muito delicada e, por isso, precisa da atenção e apoio de todos. “A Santa Casa de Itapeva está nessa luta, em conjuntos com as demais instituições. Precisamos encontrar uma solução urgente para os problemas financeiros que estamos enfrentando. A população merece um atendimento digno, mas isso requer recursos. Convidamos todos a participarem dessa ação do dia 29 de junho, às 10 horas. Vamos lutar pelos nossos direitos”, diz o superintendente Aristeu de Almeida Camargo Filho




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br