Ribeirão Grande – Grupo de Fandango lança dvd comemorando seus 50 anos.

Notícia publicada em 28 de outubro de 2015

fandangoAconteceu no último sábado dia 24, no bairro Ferreira dos Matos, município de Ribeirão Grande, o lançamento do DVD “Fandango de Tamanco Cultura Viva do Interior Paulista”.

O evento foi prestigiado por autoridades da região, amigos do Fandango e familiares, onde ao final da apresentação do DVD, tiveram o privilégio de apreciar a tradicional dança do fandango e a dupla Eraldo Santana e Marcelo violeiro que encerram o lançamento com as mais belas modas de viola do repertório caipira.

O DVD foi o resultado de um grande trabalho de resgate cultural, que o Grupo de Fandango Cuitelo, realizou graças ao apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o Programa de Ação Cultural- Proac 2014.

O documentário de 50 minutos aproximadamente, conta com uma linguagem didática e acessível para todas as idades, onde abrange desde a origem da dança, sua chegada até nossa região, seus ritmos e peculiaridades, contado também com tradução em libras.

Pensando nas crianças o grupo incluiu no documentário, desenhos animados, onde aos sons das violas e gaitas animam o rico material cultural.

01

O Grupo de Fandango terá a missão de apresentar esse DVD em mais de 50 cidades da Região, onde serão entregues exemplares parabibliotecas, prefeituras e escolas, para que também, professores possam utilizar esse materialdidático,em sala de aula, onde o mesmo abrange todos os passos do fandango, podendo com facilidade ser aprendido pelos alunos.

“O Grupo se alegrou muito com essa grande conquista, pois são praticamente 51 anos de apresentações desde sua fundação. Hoje contando com várias crianças e jovens os membros do grupo sentem que essa cultura não vai acabar, pois o amor pela cultura caipira e a tradição do fandango, ganhou o gosto dessa nova geração, que valoriza sua origem e sua história”, relata Diogo Coelho,membro do Grupo de Fandango.




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br