ACAMAR coleta 24 toneladas/mês de material reciclável

Notícia publicada em 23 de novembro de 2016

01-36-320x190Em 2017, cooperativa quer atingir 50 toneladas/mês de material reciclável

RECICLAGEM – Depois de  anos de existência a ACAMAR (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis) voltou ao cenário social e ambiental de Capão Bonito.

Nos anos de 2000 a 2006 a ACAMAR teve um papel fundamental na retirada de diversas familias do ‘lixão municipal’ e geração de trabalho e renda a dezenas de pessoas.

Após muitos anos de trabalho a ACAMAR passou a ser a melhor cooperativa do sudoeste do Estado, sendo uma das fundadoras da Rede Cata Vida apoiada e organizada pelo CEADEC.

Porém, com o passar dos anos e as trocas de gestão a ACAMAR deixou de ser referencia e mesmo com apoio dos parceiros – Prefeitura de Capão Bonito, Rede Cata Vida, CEADEC, Fibria  e outros além do empenho da população a Cooperativa deixou suas ações e quase faliu devido aos descredito.

Em 2016 um novo presidente assumiu e tendo também o apoio de todos os seus parceiros históricos.

Em menos de três meses a ACAMAR resgatou seu trabalho na cidade, realizou uma divulgação de seu cronograma, adquiriu novos parceiros, melhorou a gestão da Cooperativa, fez de fato a coleta seletiva municipal existir, enfim, esta sendo a grande parceira da Prefeitura Municipal .

Atualmente a ACAMAR conta com 19 cooperados, coletando em 90% da zona urbana municipal, deixando pela falta de mão de obra alguns pontos da cidade.

A coleta seletiva esta em uma crescente atualmante em torno de  24 toneladas mensais.

Metas para o próximo ano – As metas para 2017 é atingir 50 toneladas, executar a coleta seletiva 100% , ser contratada como prestadora de serviços, realizar a coleta seletiva nas escolas do municpio bem como a educação ambiental e ter 35 cooperados na cooperativa, ter conta e cartão bacario para cada cooperado, fazer um projeto de valorização dos catadores.

Isso sera possível com os parceiros e com o apoio incondicional da Prefeitura de Capão Bonito.




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br