Sindicato Rural promove curso de casqueamento

Notícia publicada em 14 de dezembro de 2016

01Curso foi oferecido a produtores e trabalhadores rurais

O Sindicato Rural de Itapeva, por meio do Sistema Senar/SP promoveu entre os dias 21 e 25 de novembro, no rancho Fortaleza, o curso Equideocultura – Casqueamento e Ferrageamento. O curso foi gratuito aos produtores e trabalhadores rurais e teve como instrutor Hamilton Bezerra de Lima, de Cachoeira Paulista. 

O casqueamento é o conjunto de cuidados com os cascos dos equídeos, que deve ser iniciado a partir dos dois meses de vida do animal. O coordenador Leandro Quevedo conta que a prática é extremamente importante, já que proporciona maior expectativa de vida e fortalecimento da estrutura do animal. 

É fundamental que os equídeos tenham os cascos íntegros e saudáveis para locomoção e suas atividades. Leandro conta que um dos objetivos do casqueamento e manutenção dos cascos é preservar a sanidade do animal. Com o treinamento, segundo ele, os produtores passam a obter melhores resultados. 

No curso, os produtores passaram a conhecer as técnicas mais adequadas para a higienização dos cascos, correção do desvio para desenvolvimento correto da locomoção e nivelamento com o solo. “O casco é a base de sustentação do peso dos equídeos, interferindo na saúde e na locomoção dos animais”, conclui o coordenador.

Novos cursos

Para 2017, o Sindicato Rural oferecerá cursos entre janeiro e dezembro. Serão 20 cursos na área de formação rural e outros 10 cursos na área de formação social. Há cursos inclusive para quem quer trabalhar no ramo da agroindústria. O presidente do Sindicato Rural de Itapeva, Dagoberto Mariano César explica que os cursos ensinam técnicas artesanais adequadas para o processamento de produtos alimentares. 

“Temos uma grande preocupação com a formação com os produtores rurais. Os nossos cursos podem significar uma mudança de vida para quem quer apostar nesse segmento”, diz. Todos os cursos do Sindicato Rural são desenvolvidos por meio do sistema Senar/SP.

Outras informações podem ser obtidas na sede do Sindicato Rural, que fica na Rua Josino Brisola, 296. Telefone: (15) 3522-1631. 




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br