Congresso reúne profissionais de saúde para debater obesidade no Brasil

Notícia publicada em 27 de abril de 2017

Especialistas que atuam no combate à doença montam estratégia para “cortar o mal pela raiz”, abordando a prevenção ao sobrepeso infantil, mas abrangendo também o problema em todas as faixas etárias

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo todo, segundo a Organização Mundial de Saúde. O excesso de peso e o sedentarismo são os principais responsáveis por grande parte das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs) – câncer, hipertensão, problemas renais e diabetes, entre outras-além de serem o quarto principal fator de risco de morte.

A doença é cada vez mais comum em adultos, mas as crianças também começam a aparecer em pesquisas que indicam números alarmantes. A obesidade infantil atinge 41 milhões de crianças menores de cinco anos, de acordo com o relatório “Pelo Fim da Obesidade Infantil” (Ending Childhood Obesity), de 2016.

A pesquisa mostrou que os casos de obesidade estão estritamente relacionados a fatores comportamentais, deixando apenas 5% para os fatores genéticos e 10% a causas hormonais. Maus hábitos alimentares, que geralmente são aprendidos em casa, são os responsáveis pela maioria dos casos de sobrepeso.

No Brasil, o cenário não é diferente: mais da metade dos brasileiros está acima do peso (53,8%), segundo o Ministério da Saúde. Em dez anos, além da parcela de obesos crescer 60%, o percentual de brasileiros com diagnóstico de diabetes aumentou 61,8% e os diagnosticados com hipertensão foi para para 25,7%.

Outro fato a se atentar é nas crianças: ao acompanharem os pais, que transmitem hábitos pouco saudáveis aos filhos, tendem a seguir para a obesidade. Aqui, uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos está acima do peso.

Baixa qualidade da alimentação

Segundo dados do Ministério da Saúde, apesar de os pediatras indicarem somente o leite materno como alimento e desaconselharem nutrição sólida até os 6 meses, 12% dos bebês dessa idade comem macarrão instantâneo. Entre 6 meses e dois anos, 72% comem biscoitos recheados e 48% tomam refrigerante regularmente. Além disso, 20% dessas crianças fazem as refeições assistindo TV.

“Como toda boa criança, nascemos e passamos a ver, sentir, ouvir e aprender com nossos pais”, explica a nutricionista Gladia Bernardi. “São eles que nos apresentam a forma de viver e se relacionar com tudo, inclusive com a comida.”

Para Gladia, o modo como os pais pensam -inclusive como eles percebem e se relacionam com a questão do peso- influencia diretamente o futuro das crianças.

Um estudo realizado com mil crianças entre 2 e 14 anos no Hospital Universitário da USP, em 2015, confirma essa teoria. De acordo com o levantamento, metade das mães erram no estado nutricional do filhos e 58% delas subestimam o peso das crianças. Essa percepção equivocada retarda o tratamento da obesidade e faz com que o número de crianças com diabetes tipo 2 e colesterol aumente todos os anos.

Congresso

Criadora do Método de Coaching de Emagrecimento Consciente, a nutricionista funcional e ortomolecular Gladia Bernardi estará no congresso “Por um Mundo Mais Leve”, acompanhada de diversos profissionais da área da saúde e do coaching. Ela defende que o tratamento para as crianças deve ser cuidadoso e eficiente para que não se torne um adulto obeso.

“No processo de coaching com crianças, é fundamental uma atenção, escuta amorosa e ativa no discurso do sujeito (a criança), para que realmente você possa extrair o máximo de cada encontro”, explica a especialista. “A visão sobre o emagrecimento deve ser ampliada”, diz.

O maior evento do Brasil dedicado a quem trabalha com emagrecimento, “Por um Mundo Mais Leve” reunirá profissionais de diversas áreas com a intenção de proporcionar o debate, somar conhecimentos e aumentar o alcance da luta contra a obesidade no mundo.

Entre os palestrantes deste ano, além de Gladia, estarão as neurocientistas Carla Tieppo e Rafaela Generoso, Bruno Pinheiro, especialista em marketing digital, Dr. Victor Sorrentino, médico, entre outros profissionais de diversas áreas.

O evento está vinculado ao Instituto Health Coaching, uma escola pioneira e referência em coaching de emagrecimento destinado aos profissionais da área da saúde. O congresso interessa, portanto, a médicos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas, consultores independentes, educadores físicos, coaches e ao público em geral.

SERVIÇO

ONDE: Av. das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo, São Paulo – SP

QUANDO: 5, 6 e 7 de maio (das 9h às 18h)

COMO PARTICIPAR:http://porummundomaisleve.com.br/




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br