Colecionador de playmobil bate recorde com quase oito mil bonecos

Com 7.885 bonecos, Maior coleção de playmobil do Brasil pertence ao paulista Pedro Gabriel Paschoalotti / Foto: Arquivo Recordista

O paulista Pedro Gabriel Paschoalotti entra para o RankBrasil. Entre os temas de sua coleção estão pré-história, Idade Média e naves espaciais

A Maior coleção de playmobil do Brasil conta com 7.885 bonecos, inseridos em cenários que trazem temas desde a pré-história, passando pela Idade Média, até os mais recentes como naves espaciais, policiais e bombeiros.

O recorde foi reconhecido pelo RankBrasil em 2017 e pertence ao cartorário de Sorocaba (SP), Pedro Gabriel Paschoalotti. A coleção é dividida em 65 categorias e está distribuída em um espaço de 120 metros quadrados, na casa do recordista.

Pedro lembra que o playmobil foi um dos brinquedos mais populares de sua geração e toda a história começa em 1979, quando ganhou seu primeiro item da linha. “Daí por diante se fez presente em toda minha infância até o período da pré-adolescência, nos anos de 1989 e 1990, quando acabou sendo guardado em uma caixa”.

Em 2001, ao fazer compras em um hipermercado, viu na prateleira uma caixa empoeirada de um castelo playmobil, da marca estrela. “Veio à tona boas recordações da infância, então acabei comprando o brinquedo e desde então comecei a colecionar”, revela.

No início, o paulista natural da cidade de Brotas comprava os itens da coleção através do site Mercado Livre. Segundo Pedro, nos últimos cinco anos adquire 100% direto da fábrica da playmobil de Zindorf, na Alemanha, através de um amigo alemão chamado Vane, que mora no país estrangeiro.


Segundo ele, o recorde junto ao RankBrasil representa o reconhecimento de vários anos de dedicação, esforço, gastos, tempo, trabalho, cumplicidades dos familiares e amigos, e a paixão que move os colecionadores. “Por tudo isso é muito gratificante”, enfatiza.

Pedro diz ainda que a coleção significa uma infância com ótimas recordações, não somente com o playmobil, mas com tudo que estava envolvido na época, entre amigos, primos, escola, brincadeiras de rua, futebol. “São essas lembranças junto com a educação de meus pais. Hoje casado dou sequência na formação da minha própria família com a esposa Liliane e a filha Ana Laura, a qual também tomou o gosto por brincar e colecionar playmobil”.

Da pré-história à atualidade

As categorias preferidas de Pedro são as que remetem ao passado, entre elas Medieval, Roma e Egito. “Não vivenciei essas histórias e os bonecos, as peças, os acessórios são baseados em estudos de como era antigamente, trazendo riquíssimos detalhes”.

O paulista destaca outros temas da coleção sobre antiguidade, entre pré-história, vikings, western e piratas. Dos atuais, ele enfatiza os cenários sobre policiais, bombeiros e naves espaciais, mencionando que existem muitos outros interessantes.

De acordo com Pedro, a linha playmobil também é rica em acessórios ou complementos que acompanham os bonecos. “São desde pequenos exemplos como xícara, celular, revólveres, passando pelos médios como catapultas, botes e canhões, até chegar aos grandes itens entre casas, castelos, navios, além de quase todos os animais conhecidos”,finaliza.





Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
CNPJ: 05.771.658/0001-10 - Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br