Colecionador de playmobil bate recorde com quase oito mil bonecos

Notícia publicada em 29 de junho de 2017

Com 7.885 bonecos, Maior coleção de playmobil do Brasil pertence ao paulista Pedro Gabriel Paschoalotti / Foto: Arquivo Recordista

O paulista Pedro Gabriel Paschoalotti entra para o RankBrasil. Entre os temas de sua coleção estão pré-história, Idade Média e naves espaciais

A Maior coleção de playmobil do Brasil conta com 7.885 bonecos, inseridos em cenários que trazem temas desde a pré-história, passando pela Idade Média, até os mais recentes como naves espaciais, policiais e bombeiros.

O recorde foi reconhecido pelo RankBrasil em 2017 e pertence ao cartorário de Sorocaba (SP), Pedro Gabriel Paschoalotti. A coleção é dividida em 65 categorias e está distribuída em um espaço de 120 metros quadrados, na casa do recordista.

Pedro lembra que o playmobil foi um dos brinquedos mais populares de sua geração e toda a história começa em 1979, quando ganhou seu primeiro item da linha. “Daí por diante se fez presente em toda minha infância até o período da pré-adolescência, nos anos de 1989 e 1990, quando acabou sendo guardado em uma caixa”.

Em 2001, ao fazer compras em um hipermercado, viu na prateleira uma caixa empoeirada de um castelo playmobil, da marca estrela. “Veio à tona boas recordações da infância, então acabei comprando o brinquedo e desde então comecei a colecionar”, revela.

No início, o paulista natural da cidade de Brotas comprava os itens da coleção através do site Mercado Livre. Segundo Pedro, nos últimos cinco anos adquire 100% direto da fábrica da playmobil de Zindorf, na Alemanha, através de um amigo alemão chamado Vane, que mora no país estrangeiro.


Segundo ele, o recorde junto ao RankBrasil representa o reconhecimento de vários anos de dedicação, esforço, gastos, tempo, trabalho, cumplicidades dos familiares e amigos, e a paixão que move os colecionadores. “Por tudo isso é muito gratificante”, enfatiza.

Pedro diz ainda que a coleção significa uma infância com ótimas recordações, não somente com o playmobil, mas com tudo que estava envolvido na época, entre amigos, primos, escola, brincadeiras de rua, futebol. “São essas lembranças junto com a educação de meus pais. Hoje casado dou sequência na formação da minha própria família com a esposa Liliane e a filha Ana Laura, a qual também tomou o gosto por brincar e colecionar playmobil”.

Da pré-história à atualidade

As categorias preferidas de Pedro são as que remetem ao passado, entre elas Medieval, Roma e Egito. “Não vivenciei essas histórias e os bonecos, as peças, os acessórios são baseados em estudos de como era antigamente, trazendo riquíssimos detalhes”.

O paulista destaca outros temas da coleção sobre antiguidade, entre pré-história, vikings, western e piratas. Dos atuais, ele enfatiza os cenários sobre policiais, bombeiros e naves espaciais, mencionando que existem muitos outros interessantes.

De acordo com Pedro, a linha playmobil também é rica em acessórios ou complementos que acompanham os bonecos. “São desde pequenos exemplos como xícara, celular, revólveres, passando pelos médios como catapultas, botes e canhões, até chegar aos grandes itens entre casas, castelos, navios, além de quase todos os animais conhecidos”,finaliza.




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br