Itu – Rodeio : cuidado com os animais é prioridade

Notícia publicada em 21 de julho de 2017

Projeto “Rodeio do Bem” garante bem-estar às tropas e manadas que participam das provas

Tratamento de estrela. É assim que os bois e touros são recebidos no Rodeio Itu, que será realizado entre os dias 6 e 9 de setembro, da Arena Maeda. A festa possui um projeto pioneiro chamado Rodeio do Bem, que conta com um conjunto de ações ambientais e de responsabilidade social voltadas para a proteção aos animais.

Os animais que participam do rodeio são supervisionados por uma equipe técnica formada por veterinários, representantes do Ministério Público e ONGs.  Os veículos de transporte são especiais e a superlotação é proibida. Já em Itu, touros e bois ficam em uma fazenda, afastados do local da festa. Lá, estão protegidos de som ou qualquer outro gerador de estresse e com alimentação balanceada.

Durante a festa, eles são levados para a arena apenas no momento das montarias, permanecendo, no máximo, quatro horas no local. Logo depois, retornam ao pasto.

Além disso, os bois participam das montarias em dias alternados, ou seja, após os oito segundos de prova, eles têm mais de 45 horas de descanso. Para evitar prejuízos à audição dos animais, as atrações musicais só começam após a retirada de todos os touros do local do evento.

O Rodeio Itu também não permite o uso de equipamentos pontiagudos e de choque nas montarias. O peão que utiliza qualquer um destes instrumentos é prontamente desclassificado.

“Os proprietários entendem que a sanidade e o bem-estar desses touros representam o sucesso do seu negócio, por isso, eles são tratados como verdadeiros atletas, desenvolvendo atividades físicas diárias, como corrida e natação, para manter o condicionamento físico, garantindo assim o bom desempenho nas arenas”, comenta a doutora Ana Paula Dótoli, veterinária e diretora técnica do Rodeio Itu.

Para garantir o bem-estar das tropas e manadas que participam das provas, a organização do evento efetua um controle rígido, das ações, previamente previstas em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre os organizadores do evento e a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Itu desde o primeiro ano do evento, 2007.

Trabalho Socioambiental

Para comemorar o Setembro Verde, campanha que visa a inclusão social de pessoas com algum tipo de deficiência, a organização do Rodeio Itu fechou uma parceria com quatro instituições de caridade: Apae Itu, Vila Vicentina, Creche Mãezinha e a Escola de Cegos Santa Luiza. Durante os quatro dias do rodeio, as instituições terão barracas no recinto, com toda a renda revertida e dividida entre elas.

De acordo com o idealizador da festa, Herculano Neto, esta parceria é extremamente importante para o Rodeio Itu, pois o aspecto social é uma preocupação constante da organização, que busca em todas as edições doar parte das arrecadações para instituições. “É uma honra para nós dividir o sucesso do Rodeio Itu com as quatro instituições que poderão utilizar o prestigio do Rodeio para arrecadar fundos”, comenta Herculano Neto.

Além da preocupação com o social, desde sua primeira edição, em 2007, o Rodeio Itu desenvolve um trabalho para minimizar o impacto ambiental gerado com transporte, eletricidade, concentração de pessoas e produção de lixo, entre outras atividades que envolvem a realização de um grande evento.  Assim como em anos anteriores, a 11ª edição do Rodeio Itu não utiliza água potável da rede pública, a fim de colaborar com o sistema hídrico e evitar impacto na operação de abastecimento do município.

Todo o valor correspondente aos créditos de carbono a serem neutralizados serão doados à Aspa (Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu), que mantém mais de 300 animais vítimas de abandono ou maus tratos. Enquanto aguardam uma oportunidade de adoção, eles recebem alimentação e tratamento adequado em um amplo e confortável espaço. Além disso, o material reciclável produzido durante o evento é doado a cooperativas.

Serviço

Os ingressos para o evento estarão à venda a partir do dia 03/05 no site www.ticket360.com.br ou em um dos mais de 35 pontos de venda em Itu e região (confira abaixo a lista completa).

Não será permitida a entrada de menores de 10 anos. De 10 a 15 anos, somente acompanhado dos pais ou responsáveis legais.

A cerveja Crystal estará presente na 11ª edição do Rodeio Itu como a bebida oficial da festa.

Agenda:

Dia 6/9 (quarta-feira) – As Patroas (Maiara & Maraisa + Marília Mendonça)

Dia 7/9 (quinta-feira) – Wesley Safadão

Dia 8/9 (sexta-feira) – Zé Neto & Cristiano e depois Henrique & Juliano

Dia 9/9 (sábado) – Jorge & Mateus

Jornalista responsável: Thaís da Silveira




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br