Programa Colmeias produz três vezes mais que a média nacional, em Capão Bonito (SP)

Notícia publicada em 8 de agosto de 2017

Uso de tecnologia aplicada foi essencial para alcançar este resultado

 A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, por meio de seu Programa Colmeias, registrou um aumento significativo na produção de mel por colmeia/ano, em Capão Bonito (SP). Os apicultores atingiram 57 quilos de mel por colmeia/ ano, mais do que o triplo da média nacional, que é de 16 quilos.

O resultado é atribuído a um conjunto de ações desenvolvidas pelo programa, que contemplam a troca de cera, o manejo adequado das colmeias e a seleção de rainhas. “Esse aumento reflete o investimento que a Fibria tem feito no Colmeias. Conseguimos aperfeiçoar as técnicas do manejo das abelhas e alavancar a produção de mel em Capão Bonito”, diz o consultor de Sustentabilidade da Fibria, Israel Batista Gabriel. 

O trabalho de nutrição das abelhas, durante o inverno, é outro fator que tem contribuído para o alto volume de produção. “Nessa época, fria e seca, as abelhas não conseguem encontrar as flores”, explica o presidente da Associação dos Apicultores de Capão Bonito (APICAB), João Reginaldo Sudário. “Passamos a nutri-las com uma qualidade de açúcar e um substituto do pólen, dessa forma a produção de mel parou de cair, como acontecia anteriormente”, diz o apicultor.

Desenvolvimento da cadeia apícola – O Programa Colmeias teve início em 2004, em Capão Bonito (SP). A Fibria disponibiliza consultoria especializada, que inicia a organização e a formalização de associações, assistência técnica e tecnologias voltadas para gestão, produção, comercialização e fortalecimento dos apicultores. Também realiza estudo detalhado pelo ‘georeferenciamento’, que com apoio de satélites estabelece a melhor localização das colmeias em meio às florestas plantadas de eucalipto.

Reconhecimento – Em 2014, o Programa Colmeias foi um dos cases de sucesso descritos na segunda edição do livro “Gestão Sustentável na Agricultura”, lançado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A publicação anual faz referência à premiação, que reúne iniciativas exemplares de eficiência na gestão sustentável no agronegócio. Já em 2016, a Fibria foi homenageada pela CBA – Confederação Brasileira de Apicultura, no Congresso Nacional de Apicultura, por desenvolver um dos melhores programas privados de apicultura do país




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br