Falta de profissionais capacitados dificulta a gestão escolar no Brasil

Notícia publicada em 15 de agosto de 2017

Gerir uma escola é tarefa complexa que engloba uma infinidade de aspectos difíceis de equacionar – sejam eles pedagógicos, administrativos ou financeiros. No Brasil, quando se trata de gestão escolar, o desafio aumenta por conta da dificuldade de se atrair profissionais capacitados para a função. Com algumas exceções, exige-se pouca competência e aptidão para liderar uma comunidade tão variada composta por alunos, professores, funcionários e pais. E quando não faltam recursos, como no caso das instituições de ensino privado, faltam treinamento e mecanismos de avaliação dos gestores que ajudem a apontar na direção certa.

Especialistas concordam que o desempenho de uma escola não depende apenas da atuação do diretor, mas também da equipe colaboradora e de recursos materiais. E da mesma forma que professores devem estar em processo de formação e atualização constantes, os gestores escolares também precisam ser capacitados de forma adequada e contínua. “Diretores de escolas, em geral, não são preparados nas universidades para enfrentar os desafios de gerir uma instituição de ensino”, afirma Emerson dos Santos, diretor-geral da Editora Positivo. A capacitação de profissionais nessa área ainda está centrada na generalização de conceitos e ideias. “Falta conscientização de que é preciso melhorar a formação dos gestores e oferecer acompanhamento mais próximo”, destaca Emerson.

A Editora Positivo promove no próximo dia 21, em São Paulo, o evento “Um Dia Positivo!”. A iniciativa vai reunir 200 gestores e 900 professores de escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino no estado. Além de discutir os rumos da educação no país e promover a formação de docentes, o evento pretende oferecer a diretores escolares a oportunidade de atualização e de entrarem em contato com temas relevantes no atual cenário da educação. Aos gestores, cabe também uma nova visão de administrar e se relacionar com seus públicos, entendendo, acompanhando e se antecipando a possíveis necessidades. Pensando nisso, a programação do evento está focada em oferecer a diretores escolares conteúdo relevante para a administração de uma escola.

Além das perspectivas e cenários da educação, que serão abordados pelo diretor-geral da Editora, Emerson dos Santos, o encontro recebe palestrantes como o consultor e administrador Max Gehringer, que fala sobre gerenciamento de mudanças. Também estão previstos debates sobre reputação e gerenciamento de crises, com o gerente de Marketing da Editora, Fabricio Almada, e a formação de preços e custos nas escolas, com o tributarista Marco Aurélio Pitta. Para falar sobre o uso das novas tecnologias e ferramentas digitais em sala de aula, segurança cibernética e o papel da escola na era digital, a convidada é a advogada e especialista em Direito Digital, Patrícia Peck Pinheiro, idealizadora do Movimento “Família mais Segura na Internet”.

Além desta, estão previstas outras edições do evento, a serem realizadas em Belém, Campinas, Ribeirão Preto, Fortaleza, Recife e Manaus. Em 2017, o evento “Um Dia Positivo!” já foi realizado em Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Cuiabá. O Sistema Positivo de Ensino é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil, presente em 1.830 escolas de 955 municípios do território nacional.


Fabricio Almada, gerente de Marketing da Editora

Emerson dos Santos palestra sobre o cenário atual na educação

Dra. Patricia Peck Pinheiro, advogada especialista em Direito Digital

Max Gehringer, administrador, consultor e autor de diversos livros





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