São Paulo ganha espaço dedicado às pessoas com Síndrome de Down

Notícia publicada em 4 de outubro de 2017

A capital paulista receberá o Espaço Elo21 no próximo dia 5. O ambiente tem como objetivo a integração Família, Saúde e Educação para inclusão das pessoas com síndrome de Down

Logo após o mês em que comemora-se a luta da pessoa com deficiência, será inaugurado em São Paulo o Espaço Elo21. Com objetivo de reacender o debate sobre a qualidade de vida das pessoas com Síndrome de Down e guiá-la para outras diretrizes, a Dra. Carla Franchi Pinto, médica geneticista, e mais três profissionais da saúde inauguram um ambiente dedicado aos nascidos com SD e suas famílias.

“A essência do Elo21 é única, pois visa estimular em cada pessoa, independente de ter Síndrome de Down ou não, empatia e alteridade. O intuito é oferecer recursos para que cada um expresse o melhor de si – desde seus genes, até seus sentimentos, pensamentos e ações. Além disso, queremos estimular o respeito, a humanidade, o inconformismo e a inclusão”, destaca a médica e sócia-fundadora do espaço, Dra. Carla Pinto.

O espaço pode ser usado pelas pessoas com SD, familiares, professores e profissionais da saúde em geral, mas não exclui aqueles com alguma dificuldade física ou intelectual. O local contará com 16 profissionais, em uma equipe formada por médicos, nutrigeneticista, psicólogas, dentistas, fonoaudióloga, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, pedagogas, neurocientista e educadores físicos.

“Teremos alguns pacotes com preços acessíveis para promover a inclusão. Infelizmente não conseguimos atender todos de maneira gratuita, pois nossa estrutura é grande e exigirá manutenção. Já as famílias não pagantes serão selecionadas a partir do Ambulatório Multidisciplinar de Orientação à síndrome de Down da Santa Casa, em São Paulo, (AMOr.SDSC).”, complementa a médica.

A expectativa é receber aproximadamente 70 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, entre 6h e 20h. Os finais de semana serão dedicados a workshops, treinamentos e vivências.

Sobre o Espaço Elo21

A atenção ao desenvolvimento integral e o respeito à singularidade das pessoas com Síndrome de Down e de seus familiares, numa proposta de trabalho interdisciplinar que une Saúde e Educação, fazem do Elo21 um modelo único. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 6h às 20h. O local abrigará workshops, treinamentos e vivências, durante os finais de semana. O espaço é aberto para pessoas com SD, amigos, familiares, profissionais da saúde, educadores e pessoas com alguma dificuldade física ou intelectual, permanente ou transitória e que deseja construir novos caminhos através da interdisciplinaridade, que integra a pessoa, a família e os profissionais simultaneamente.




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br