Itapetininga : Programa Aprendizagem do Senac capacita jovens para sua primeira experiência no mercado de trabalho

Notícia publicada em 28 de fevereiro de 2018

As aulas contemplam qualificação técnica e conceitos comportamentais de cidadania

 

Por meio do programa Aprendizagem, o Senac Itapetininga tem contribuído com a formação de jovens que buscam a primeira oportunidade de trabalho. O curso é gratuito e a inscrição do aluno, feita pela empresa onde atuará como aprendiz.

 

Por ano, são formadas quatro turmas, entre Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, que contempla atuação em assistente administrativo, auxiliar de escritório, recepcionista e assistente pessoal; e Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas, com foco em repositor de mercadorias, estoquista e vendedor de comércio varejista.

 

O programa é uma formação técnico-profissional vinculada à Lei da Aprendizagem, que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos para seu quadro de funcionários. A carga horária é de 1.560 horas e o papel do Senac é oferecer a parte teórica (480 horas), que é gratuita tanto para o aluno quanto para a empresa.

 

Segundo Simone Zanforlin, docente do programa Aprendizagem do Senac Itapetininga, os conteúdos ensinados em sala de aula são voltados para a formação cidadã, com conceitos de diversidade, tolerância, empreendedorismo e sustentabilidade. “O programa possibilita que o aluno encontre soluções para diferentes situações, proporcionando aprendizado significativo com estímulo à pesquisa, análise crítica e reflexão, considerando também as habilidades desenvolvidas com conhecimentos técnicos para serem aplicados dentro da empresa”, explica.

 

O jovem que participa do programa Aprendizagem desenvolve atitudes e valores que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, além de sair mais preparado para o mundo do trabalho. “Ao final da formação, percebemos um comprometimento maior dos alunos com seu futuro profissional”, destaca.

 

            Para a empresa que contrata jovens para o primeiro emprego, o programa Aprendizagem também é uma oportunidade de capacitação para que o aprendiz seja preparado para assumir responsabilidades dentro do ambiente de trabalho. Segundo Márcio Andrade de Souza, analista de desenvolvimento humano organizacional, responsável pela capacitação de aprendizes na empresa Citrosuco, produtora de suco de laranja, que tem filial em Itapetininga, o resultado da formação durante os meses de curso é muito satisfatório. “Percebo que eles amadurecem, melhoram sua postura nas relações interpessoais e aprendem a solucionar problemas com resiliência e criatividade”, observa.

 

            Gisele Koche Jurado foi aluna do programa Aprendizagem em 2013 pela Citrosuco, concluiu a formação e trabalhou na empresa até o fim do contrato. Na época, ela não foi efetivada, mas, em 2017, retornou para a companhia em um cargo efetivo no departamento de recursos humanos. “Tive uma experiência muito válida e adquiri mais responsabilidades sobre minhas ações durante o tempo em que fui aprendiz. Hoje, sinto-me mais segura para tomar decisões e me relacionar com as pessoas”, afirma.

 

O Senac já capacitou mais de 130 mil jovens por meio do programa Aprendizagem. Ao integrar-se, a empresa, além de cumprir seu papel legal de contratante do aprendiz, é convidada a compartilhar experiências como parceira do Senac e atuar no processo de transformação do jovem, dando oportunidade de trabalho.

 

As informações detalhadas sobre como participar do programa estão reunidas na página www.sp.senac.br/aprendizagem. A empresa deve contatar a unidade do Senac do seu interesse para verificar a data de início das próximas turmas, o prazo e os documentos necessários.

 

Informações:

 

Senac Itapetininga

Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro.

Site: http://www.sp.senac.br/itapetininga.




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br