Blumenau quebra recorde brasileiro com cuca gigante

Notícia publicada em 4 de setembro de 2018

O representante do RankBrasil, Luciano Cadari entrega o troféu de recordista para o prefeito Mário Hildebrandt e para os organizadores do evento / Foto: RankBrasil

Município catarinense entra para o RankBrasil. Iguaria mediu 168 m de comprimento para comemorar o 168° aniversário

A cidade de Blumenau (SC) quebra recorde junto ao RankBrasil de Maior cuca do país, medindo 168 m de comprimento para comemorar os 168 anos de emancipação do município. Pesando 1.263,36 kg, a iguaria que teve uma parte recheada com banana, mediu em média 46 cm de largura e 3,2 cm de altura, resultando em 77,28 m².

O desafio aconteceu em 2 de setembro, no Distrito da Vila Itoupava, durante as comemorações de aniversário. O representante do RankBrasil, Luciano Cadari conferiu peso e medidas e oficializou a nova marca com entrega de troféu. Mais de 15 mil pedaços foram distribuídos gratuitamente aos participantes da festa. 

De acordo com Cadari, o evento foi um sucesso total. “Os organizadores e a população estão todos de parabéns”, destaca. A receita levou 100 litros de leite, 80 limões caipiras, 600 ovos, 505 kg de farinha de trigo, 270 kg de açúcar, 170 kg de manteiga e 2,38 mil bananas. Foram necessárias 280 travessas e 29 fornadas para assar a massa.

A iguaria foi produzida por cerca de 20 pessoas, no Supermercado Fritzke, da própria Vila Itoupava. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, as principais dificuldades apresentadas no relato do proprietário do estabelecimento, Roberto Fritzke, foram a necessidade de reorganização da escala dos funcionários e o planejamento para o transporte até o ginásio onde a cuca foi distribuída.

O prefeito comenta que a ideia de produzir uma cuca gigante surgiu do Conselho de Desenvolvimento do Distrito da Vila Itoupava, como sugestão de mantermos nossas raízes e também de criarmos um diferencial turístico no aniversário de Blumenau, justamente no recanto mais alemão da cidade. “A prefeitura acatou a sugestão e apresentou via proposta de patrocínio junto à Caixa Econômica Federal, e o projeto foi aprovado, viabilizando o evento”, diz.

Conforme Mário Hildebrandt, o recorde junto ao RankBrasil é uma motivação e orgulho. “Significa se tornar ainda mais referência quando o assunto é esse prato tão tradicional da cultura alemã e está tão entranhado na cultura da cidade e dos que nascem ou chegam aqui, buscando construir suas histórias de vida”.

Cuca gigante mediu 168 m de comprimento para comemorar os 168 anos de emancipação do município de Blumenau / Foto: RankBrasil

A cuca veio para Blumenau em 1850 junto com os primeiros imigrantes. “Faz parte da história da comunidade e também da história do desenvolvimento do município”, comenta o prefeito. De acordo com ele, com o passar dos tempos foi adaptada, ganhou sabores diversos, mas continua sendo referência da cultura germânica e levada a outras cidades, estados e até mesmo para fora do país. “É um dos símbolos de Blumenau, que realiza inclusive um Festival de Cucas entre as padarias e confeitarias locais”, finaliza.

 

 

 

 

 

Programação de aniversário

A festa promovida pela prefeitura municipal conta com muitas outras atrações que começaram em 31 de agosto e vão até o dia 7 de setembro – data da Independência do Brasil. O evento traz atividades culturais, de recreação, ações e serviços gratuitos, desfiles, exposição fotográfica, shows musicais e apresentações de diversos grupos e artistas da cidade.


 

 

 

 

 

 

 




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br