Um holandês que adotou Capão Bonito para sua missão de amor

Deixando um legado de amor , Padre Henrique, veio a falecer neste último dia 09 de setembro

Nascido em 12 de fevereiro de 1930 na Europa, num pequeno País, Holanda, precisamente perto da Capital Amsterdam, – Aalsmeer, Padre Henrique Helsloot,  adotou a Capão Bonito -SP como sua. O Município esta localizada há 220, km da Capital Paulista e nela ele desenvolveu um trabalho social que fez a grande diferença para a formação de muitos jovens que hoje são homens dignos, pais de família. Padre Henrique com seu trabalho árduo, ajudou o município que era considerado uma dos mais pobres do Estado, a ganhar vida.

Logo que chegou em Capão Bonito, há 48 anos, o missionário deparou com aquela realidade, muito triste, os altos índices de mortalidade infantil em níveis alarmantes, e isso fez com ele sentisse de uma vez por toda que aquela cidade seria mesmo o lugar do qual deveria desenvolver seu projetos solidário. Não demorou para o Padre entrar em ação, logo fundou, então em 3 de fevereiro de 1975, o Centro de Assistência Social de Capão Bonito – CASCB, construída em uma área de mais de 8 hectares (86.000 m²), com 27 edifícios (4298 m2 construído). Muitas foram as dificuldades que ele enfrentou, mas em momento algum desistiu desta caminhada, e graças este trabalho foi possível resgatar a dignidade humano e formar verdadeiros cidadãos.

Muitos foram às crianças que passaram pelo Centro. Elas chegavam totalmente desabilitadas e em estado avançado de desnutrição, mas com o empenho do Padre Henrique e sua equipe, não demoravam muito para trazer naquelas crianças um rosto robusto de felicidade.

Hoje a entidade atende diariamente 480 crianças de 0 até 14 anos, onde recebem carinho, alojamento, alimentação, higiene, cuidados médicos e odontológicos adequada, reforço escolar, diversos cursos como: panificação, artesanato, tricô, crochê, esportes, informática e também, e iniciação a uma profissão..

Muitas atividades são desenvolvida no espaço social , dança, musica, e até mesmo uma Banda Marcial . No recinto também foi construída uma capelinha onde o visitante, as crianças e professores podem desfrutar de um momento intimo com DEUS. 

Estrutura

CASCB se mantém graças aos subsídios que o governo municipal, estadual e federal repassam mensalmente através de convênios. Mas mesmo assim os gastos são enormes e a ajuda não cobre as despesas, sendo necessário a complementação de outras atividades, como campanhas, doações, promoção de eventos beneficentes, contribuição mensal de associados e ajuda da comunidade.

Já a modernização investida nas estruturas da entidade foi necessária à ajuda de colaboradores da Holanda e de uma equipe de apoio.

No curso do tempo muitas pessoas ajudaram e algumas continuam ajudando a manter este maravilhoso projeto social. 

CASA ABRIGO S.O. S

No espaço ainda existe o Abrigo S. O. S que atende em torno de 38 crianças de 0 a 10 anos em regime de amparo (24 horas diárias), onde é também proporcionado a elas todo atendimento necessário como alimentação adequada, estímulos e motivação para o desenvolvimento de suas potencialidades.

                                                    ***

Homenagem

“Amado Padre. Não se preocupe com mais nada. Esta tudo bem, pois o senhor derramou quantas bênçãos: salvou muitos jovens das drogas, da prostituição; deu a elas dignidade e chances para a formação de tantas famílias. Quantos homens e mulheres cresceram sendo pessoas do bem: graças ao seu amor; e isso ficará eternizado para sempre na memoria de todos. Estas sendo recebido pelos anjos celestiais que em silêncio tocam as trombetas anunciando sua chegada na Pátria espiritual. Padre todas as palavras serão poucas para expressarmos nosso sentimento de gratidão por tudo que fizeste. Deixaste nobres exemplos para que cada um caminhe forte pelas veredas da vida. Obrigada por nos dar divinos exemplos de reciprocidade e amor. Obrigada por ter escolhido Capão Bonito. És um raio de luz na caminhada de muitos. Neste momento as lagrimas rolam em muitos rostos marcando tristeza por sua partido, mas sabemos que esta tristeza já vai passar ao entendermos que o senhor continuará vivo em nossas lembranças pelas obras que fizeste. Tenho certeza que o senhor não quer ninguém triste até porque sua alegria sempre foi contagiante expressando sua gratidão e amor pela vida. Padre cumpriste com muita dignidade o seu tempo aqui na terra e neste dia 9 de setembro de 2018, retornaste para eternidade-Casa do Pai .

PADRE:

“Não deixarás um rastro, não serás uma sombra em nossas lembranças , mas sim serás para sempre presença divina no meio de nos”… Por todo o sempre, que assim seja. AMÉM 

Ivonete Schmitz





Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
CNPJ: 05.771.658/0001-10 - Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br