Alunos e escolas de Capão Bonito foram premiados pelo Programa Futuro Cientista

Mais uma vez, alunos e escolas de Capão Bonito foram premiados pelo Programa Futuro Cientista (PFC), no Encontro Regional que aconteceu no último sábado, dia 16, no Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O evento premiou as melhores notas e projetos em diversas categorias, entre os oito municípios conveniados com o Programa em 2018, e também contou com palestras, atividades interativas e minicursos.

O primeiro destaque capão-bonitense foi na categoria Maratona do Conhecimento, em que a estudante Joice Paula da Silva, da Escola Oscar Kurtz Camargo, foi eleita a melhor aluna entre todos que participam do PFC no 9º ano.

Ainda na categoria Maratona do Conhecimento, os melhores estudantes de cada escola também receberam premiação. Pela Escola Oscar Kurtz, o vencedor foi Ryan do Nascimento, pela Escola Mieldazis, a melhor aluna foi Mariana Eduarda Vaz, na Escola Governador Franco Montoro, o melhor estudante foi Fabio de Siqueira, pela Escola João Laurindo, o premiado foi Joab Martins, a estudante Tabata do Nascimento foi a melhor aluna da Escola Faustino Cesarino Barreto, já pela Escola Sumie Tereza Matusuura Baldissera, a vencedora foi a estudante Larissa de Oliveira.

Outro destaque individual ficou novamente por conta do aluno Joab Martins, que até o ano passado estudava na Escola João Laurindo, e atualmente está na Escola Padre Arlindo Vieira. Joab ficou entre os três melhores alunos que hoje estão no Ensino Médio, com uma média de notas acima de 7,0, de acordo com as provas e projetos desenvolvidos em 2018.

Na categoria Clube de Ciências, mas dois prêmios para os capão-bonitenses. Em Exatas, o grupo Novos Caminhos, formado pelos alunos Cristievellyn, Beatriz, Ana Julia, Lucas e Kayky, trabalhou projeto com o tema “Reutilização da serragem de madeira na construção civil” e ficou na segunda colocação.

Na área Biológica, o grupo Winners of the Future, formado pelas estudantes Jeniffer, Marcela, Rafaela, Felícia e Bianca, realizou trabalho com o tema “Energia limpa gerada por restos de alimentos” e ficou na terceira colocação da categoria.

Por fim, mais uma premiação muito importante para Capão Bonito. A escola Maria da Conceição Lucas Mieldazis foi a melhor escola entre todas do PFC na categoria Maratona do Conhecimento do Ensino Fundamental II, para a alegria dos alunos, professores e direção da unidade escolar.

“Os alunos ficaram extremamente felizes com a conquista que premiou todo o trabalho dedicado em 2018 e foi uma motivação extra para este ano letivo que está começando”, destacou a diretora Tania Maria Muller Cacciacarro.

Já a professora da Escola Sumie Tereza Matsuura Baldissera, Raquel Spadotto ressaltou a importância do Programa Futuro Cientista para os estudantes e para a unidade escolar. “O PFC vem ao encontro da necessidade da população, sendo uma oportunidade para o aluno crescer e se desenvolver nas áreas da Ciência e da Tecnologia, ampliando seus conhecimentos na prática. Os alunos deixam de ser passivos, se transformando em ativos, que são os pensantes e que argumentam. Isso tudo é excelente”, afirmou.

O presidente e idealizador do Programa Futuro Cientista, professor Dr. Fabio de Lima Leite salientou que Capão Bonito sempre é destaque entre as melhores cidades conveniadas ao projeto. “Capão Bonito está conosco há cinco anos, e em todos os eventos recebe muitas premiações. Agradeço e parabenizo toda dedicação dos alunos, professores, supervisores e a atual gestão municipal que acredita no nosso trabalho e oferece oportunidades de um ótimo futuro aos estudantes”, finalizou.





Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
CNPJ: 05.771.658/0001-10 - Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br