Capão Bonito: Parque Taquaral da Mata Atlântica é uma das importantes atrações turísticas do município

Notícia publicada em 20 de fevereiro de 2019

Local apresenta diversos atrativos, como rio, cachoeira e observação de fauna

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) “Parque Taquaral da Mata Atlântica” é uma das atrações turísticas mais belas da Região, e está situada em Capão Bonito, às margens da Rodovia SP-139 (Serra da Macaca), na divisa com o Parque Carlos Botelho.

Por se localizar próximo a cidade de São Miguel Arcanjo, -aproximadamente 27 km -, muitas pessoas imaginam que o Parque é pertencente ao território são-miguelense, porém faz parte do município de Capão Bonito e foi reconhecido como RPPN em 2014, por meio de resolução assinada pelo então secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas.

O Parque Taquaral conta com diversos atrativos, como banho no rio Taquaral, que é o melhor local para banho na localidade, a Cachoeira do Ribeirão de Pedra, além da grande variedade de fauna para observação e a famosa bird watching (observação de aves).

De acordo com a agência e operadora de Turismo Monkey Safari Tur, que trabalha no Parque, o local também oferece atividades como trilhas, boia cross, área de lazer e um ambiente familiar.

“O Parque Taquaral fica a 500 metros da primeira ponte da Rodovia, entre os quilômetros 75,5 e 70. Muitos turistas têm procurado o local. O ingresso para entrada é de R$ 5,00, valor cobrado para realizar a manutenção do Parque e para manter a monitoria, além da organização e do fluxo dos visitantes”, afirmaram os proprietários da agência, Édipo Fernandes e Michel Soares.

Segundo o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Capão Bonito e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Francisco Lino, o Parque Taquaral é mais uma importante reserva ecológica que será incluída no novo inventário turístico do município. “O lugar conta com uma natureza exuberante e vai somar em muito com o nosso inventário e com essa nova era do Turismo em Capão Bonito”, ressaltou.

Para maiores informações sobre o Parque e para realizar visitas, entrar em contato pelos telefones: (15) 99643-1346 ou (15) 99636-9704.

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)

De acordo com a ONG World Wide Fund for Nature, a WWF, Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra.

No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza.

Além de preservar belezas cênicas e ambientes históricos, as RPPNs assumem, cada vez mais, objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos entre vários outros serviços ambientais.

Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br