“Virada Inclusiva” acontece em mais de 50 cidades do Estado

Com o tema #todosjuntos, evento terá mais de 300 atividades culturais e de lazer acessíveis em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, por meio do Memorial da Inclusão, realiza entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, a 10ª edição da “Virada Inclusiva” com mais de 300 atividades culturais, esportivas e de lazer em mais de 50 cidades do Estado de São Paulo.

A “Virada Inclusiva” é realizada no mês de dezembro em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente dia 3. Com o tema “#todosjuntos”, o evento tem o objetivo de mobilizar a participação plena das pessoas com deficiência e promover o debate sobre os seus direitos culturais.

A programação colaborativa, gratuita e acessível do evento (confira abaixo) está repleta de atrações realizadas por uma rede de parceiros e colaboradores voluntários, órgãos governamentais, instituições e diversas inciativas da sociedade civil.

Na capital, a programação ficará concentrada no Parque da Água Branca, a partir da abertura, que acontece dia 29 às 12h, com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

“Este evento cresce a cada ano e tem uma grande participação dos municípios paulistas, o que prova que cada vez mais pessoas estão aderindo a causa da inclusão da pessoa com deficiência como um movimento de ressignificação da sociedade e de mudança de paradigma”, destacou a Secretária Célia Leão.

O espaço contará com apresentações artísticas, culturais, grupos de cultura popular, rodas de conversa, palestras, mostra de artesanato e culinária. Um dos destaques do primeiro dia de ação fica por conta da apresentação “O encontro comigo mesma”, da bailarina Leda Maria Tronco, que tem paralisia cerebral e utiliza uma prancha de comunicação alternativa para se comunicar com as pessoas.

O encerramento do evento, no dia 3, contará com a apresentação da Banda de Seguranças do Metrô, no estacionamento da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Além disso, inúmeras ações culturais inclusivas para pessoas com e sem deficiência chegam a parques, ruas, praças, museus, teatros, salas, centros culturais, bibliotecas e demais espaços coletivos, públicos ou privados, durante todo o fim de semana em mais de 50 cidades do interior.

“Virada Inclusiva” esportiva

Ainda no Água Branca, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, será montada uma Arena Paralímpica. A ideia da ação, realizada em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, é aproximar o paradesporto da sociedade.

A arena tem 96m², tem áreas específicas para experimentação sensorial das seguintes modalidades paralímpicas: basquete em cadeira de rodas, futebol de 5, atletismo, tênis de mesa e bocha.

Também no domingo, acontece uma caminhada que busca dar visibilidade ao tema e a data. Intitulada “A paz é o caminho: caminhada pela vida”, a ação tem como ponto de partida a Praça Cívica do Memorial da América Latina e o percurso se encerra no Parque da Água Branca, onde outras atividades estarão acontecendo simultaneamente.

Programação dos principais destaques da “Virada”

29 de novembro, às 12h

Abertura

29 de novembro, às 14h

“O encontro comigo mesma” – Leda Maria Tronco

Local: Parque Estadual da Água Branca

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo – SP

30 de novembro a 1 de dezembro, às 20h

Arena Paralímpica CPB

Local: Parque Estadual da Água Branca

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo – SP

1 de dezembro, às 11h

“A paz é o caminho: caminhada pela vida”

Ponto de concentração: Memorial da América Latina – Praça Cívica

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10

Destino: Parque da Água Branca

3 de dezembro, às 17h

Show Banda de Seguranças do Metrô

Local: Estacionamento da Secretaria

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10

Acesse toda a programação da Virada Inclusiva na Capital:

http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/Content/uploads/2019112714315_VIRADAiNCLUSIVA_PROGRAMA_CAPITAL.pdf

Aberto credenciamento para equipes de Imprensa.
Assessoria de Imprensa





Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
CNPJ: 05.771.658/0001-10 - Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br