Austrália – Fumaça e chamas

Notícia publicada em 10 de janeiro de 2020

Incêndios florestais ferozes estão varrendo a Austrália desde setembro, alimentados por temperaturas recordes, secas e ventos. O país sempre experimentou incêndios, mas nesta temporada foi horrível. Um impressionante número de 10 milhões de hectares de terra foi queimado, pelo menos 24 pessoas foram mortas e foi relatado que quase meio bilhão de animais pereceram.

A missão Copernicus Sentinel-2 foi usada para imaginar os incêndios. Cada um dos satélites Sentinel-2 carrega apenas um instrumento – um gerador de imagens multiespectrais de alta resolução com 13 bandas espectrais. A fumaça, as chamas e as cicatrizes de queimadura podem ser vistas claramente na imagem mostrada aqui, que foi capturada em 31 de dezembro de 2019. As grandes áreas acastanhadas retratam vegetação queimada e fornecem uma idéia do tamanho da área afetada pelos incêndios aqui – o marrom A ‘faixa’ que atravessa a imagem tem uma largura de aproximadamente 50 km e se estende por pelo menos 100 km ao longo da costa leste da Austrália.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos- Créditos: contém dados modificados do Copernicus Sentinel (2019), processados ​​pela ESA, CC BY-SA 3.0 IGO




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br