Capão Bonito – Prefeitura adota medidas de prevenção ao coronavírus

Notícia publicada em 17 de março de 2020

Confira as ações definidas e as recomendações da municipalidade para prevenir contra a doença

O prefeito Marco Citadini e o vice-prefeito Célio de Melo se reuniram com o presidente da Câmara, Adinan Martins, secretários municipais e representantes dos departamentos da Educação e da Saúde, nesta segunda-feira (16) para, de forma conjunta, adotarem medidas de prevenção ao Covid-19, o coronavírus.

Citadini ressaltou que a reunião foi essencial para planejar as ações em conjunto e também peculiar de cada setor, sempre levando em consideração as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

“Temos que nos precaver para minimizar os efeitos do coronavírus no Brasil. Em Capão Bonito, fare

mos nossa parte, por meio das recomendações dos Governos Federal e Estadual”, alegou.

Confira as medidas definidas na reunião do Executivo, em cada setor:

Educação, Cultural, Esporte e Turismo

As aulas serão facultativas até a esta sexta-feira (20), e suspensas a partir da próxima segunda-feira (23), em todas as unidades escolares da rede pública municipal. As escolas estaduais funcionarão da mesma maneira, conforme anuncio do governador João Doria.

A recomendação é para que as unidades particulares sigam o mesmo modelo de prevenção.

O Centro “Paulo Freire” também terá atividades suspensas, assim como as atividades e eventos esportivos, viagens programadas pelo setor e escolinhas de esporte.

Com a suspensão das aulas e atividades, outra recomendação é evitar viagens e passeios particulares, o ideal é a permanência nas próprias casas.

Desenvolvimento Social

A secretaria de Desenvolvimento Social informou que o Centro DIA Quero Vida, de convivência da terceira idade, será fechada por tempo indeterminado, seguindo determinação do Estado, que mantém o equipamento que conta com o público mais vulnerável à doença.

Viagens dos idosos, que estavam marcadas para este mês de março, também foram canceladas.

O Centro de Profissionalização e Produção (CPP), Casa do Adolescente, e reuniões de programas sociais, que têm aglomeração de pessoas, estão com atividades suspensas.

Já os atendimentos do Cad Único, CRAS e CREAS, até o momento, funcionam normalmente.

Portarias

Na reunião, também ficou definido que as secretarias terão autonomia para criar portarias específicas de regulamentação, de acordo com a peculiaridade e necessidade de cada departamento.

Eventos suspensos

Até o momento, eventos marcados para março e abril foram suspensos, bem como a Cidade Empreendedora, o desfile cívico de aniversário da cidade, a Virada Cultural e a Copa Capão Bonito de Futsal.

A recomendação da Prefeitura é que eventos particulares, como festas, shows, casamentos, aniversários, também sejam cancelados ou adiados, por 30 dias.

Comunicação

O setor de comunicação solicitou que as secretarias e os cidadãos utilizem as notícias divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura, para evitar conflitos de informações e fake news.

De acordo com o setor, serão publicados diariamente, dois boletins sobre as medidas preventivas e a situação do coronavírus em Capão Bonito.




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br