Hoje se comemora o dia nacional da fotografia: relembre as memórias da cidade de São Paulo

Notícia publicada em 19 de agosto de 2020

O Centro Pró-Memória Hans Nobiling, do Pinheiros, tem mostra de fotografias que ilustram momentos da cidade de SP nesses 121 anos de existência no clube

(Centro Pró-Memória do Pinheiros tem fotografias da cidade de SP e troféus importantes para o esporte nacional Foto: Miltinho Alcântara)

Dia 19 de agosto se comemora o dia nacional da fotografia, em virtude de nesta data ter sido apresentado a primeira máquina fotográfica funcional, o daguerreótipo. As fotografias aos longos dos anos caíram no gosto popular e um acervo de fotos serve também para contar a história, como é o caso do acervo do Esporte Clube Pinheiros. Que além de contar a história do clube traz a história de São Paulo.

O Clube foi fundado em 7 de setembro de 1899, como Sport Clube Germânia pelo recém chegado da europa Hans Nobiling. Ele foi responsável por difundir o futebol aqui no Brasil. Quatro anos mais tarde, nasce o Esporte Clube Pinheiros responsável pela associação de várias famílias paulistanas que aproveitavam seu espaço para prática de diversos esportes e lazer. Em 1991, os pinheirenses sentiram a necessidade de resgatar essa história e criaram o Centro Pró- Memória Hans Nobiling.

Hoje, o acervo do Centro Pró – Memória conta com 28 mil itens, entre fotografias que retratam o crescimento do clube e da cidade de São Paulo e passou por reformas em 2019. Entre as principais peças que podem ser vistas é a bandeira original do Sport Clube Germânia bordada pelas associadas do Clube em 1926, inúmeros crachás e fotos olímpicas, vitrine interativa de troféus, uniformes de diferentes modalidades e épocas e, a Tocha Olímpica de 1984 e 2016. “Durante o isolamento social fizemos obras de melhorias no espaço para deixar mais aconchegante aos nossos associados e demais frequentadores esse espaço que conta nossa história. O Centro Pró-Memória conta a história de São Paulo” afirma Ivan Castaldi presidente do Esporte Clube Pinheiros.

Há mais de 50 anos, membros do Esporte Clube Pinheiros, está a família Florence que são descendentes de Hércules Florence, descobridor da fotografia. As descobertas do pesquisador francês radicado no Brasil desde 1824 é um marco na história da fotografia mundial, pois a Europa só veio a registrar a photographie em 1839. ” A fotografia é um instrumento de preservação da memória e da história. O Centro Pró-Memória, através de seus arquivos fotográficos, possibilita que as atuais e a novas gerações tenham contato com a construção da história do Esporte Clube Pinheiros e dessa forma continuar preservando o orgulho que é fazer parte dessa grande família”, diz Adriana Florence Spinelli tataraneta de Florence e presidente do DAS – Departamento de Assistência Social do ECP.

A abertura do Centro de memória com fotografias e demais itens ainda está aguardando a autorização das autoridades para o setor, mas tudo está pronto. A visitação será por ordem de chegada e será permitido apenas 10 visitantes por vez na sala e por um período de no máximo 1 hora. Os equipamentos interativos não estarão em funcionamento, num primeiro momento, para proteção dos visitantes devido a pandemia.

Para acompanhar a reabertura do Centro Pró-Memória Hans Nobiling e garantir a sua visita, acesse o site: http://www.ecp.org.br

Por Juliana Queissada




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br