Manter a cidade limpa é um ato de cidadania: você é um aliado importante

Notícia publicada em 19 de abril de 2021

A população pode contribuir com a limpeza da cidade, evitando jogar lixo, galhos e entulhos nas ruas, córregos, bueiros e denunciando os irresponsáveis.

Uma cidade bem-cuidada é sinônimo de mais qualidade de vida para todos que vivem nela. Ruas limpas, grama aparada, jardinagem em dia, serviços de limpeza e roçagem dão ar de zelo e proporcionam bem-estar. Esse cuidado reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas, que aproveitam melhor os espaços públicos.

Em Capão Bonito- SP,  as equipes de serviços sempre correm contra o tempo para deixar tudo em ordem. A determinação do prefeito Júlio Fernando é que faça sol ou chuva, o trabalho de capina do mato, varrição de ruas e avenidas, coleta de lixo doméstico, limpeza de praças, canteiros de avenidas, escolas, recolhimento de entulho e galhos não podem parar, só que por outro lado espera mais que a população também façam sua parte, em não desovar seus entulhos: lixos e animais mortos-em calçadas, terrenos baldios, etc. Segundo o Prefeito, o município esta reestudando formas de utilizar meios alternativos no sentido de facilitar para a população poder se livrar de seus entulhos ,etc, sem ter que pagar valores abusivos.

Vale destacar que por trás de toda essa organização, que tem como Secretario Municipal de Obras e limpeza urbana, senhor, Gilberto Tobias, há um time que cumpre a responsabilidade de cuidar da cidade: os Servidores municipais e terceirizados que começam muito cedo a realizar os serviços, procurando deixar tudo limpo. Por outro lado, portanto cabem aos cidadãos, em manter a cidade limpa.. “Em tempos de dengue é importante à participação da população na limpeza da cidade, que pode contribuir, evitando jogar, depositar lixo, galhos e entulhos nas ruas, córregos e bueiros”, alerta o prefeito Julio Fernando, enfatizando ainda da necessidade em ter que tomar medidas mais duras, se necessário multar proprietários que abandonam suas propriedades deixando matos acumularem, em calçadas, favorecendo irresponsáveis a jogarem entulhos, etc.

Na semana passada, os serviços de limpeza foram executados em vários pontos da cidade – como na Rua Minas Gerais – jardim Vale Verde, etc. Já nesta ultima sexta feira, 16, foi feito um mutirão na limpeza da  Rua Alfredo Venturelli (Rua do Azilinho) – Bela Vista, onde o acumulo de entulhos, inclusive com moveis e madeira já estavam invadindo a rua, sem contar que ate um cachorro morto se encontrava no local. Nesta ocasião a equipe também recolheu todo o entulho de sobra de obra do Azilinho. Segundo chefe da limpeza, Walter Pereira da Silva, hoje , dia 19, a equipe continua com a limpeza na Rua Alfredo Venturelli e que nesta semana seguem para outros pontos da cidade, cumprindo cronograma definido pelo departamento municipal de limpeza da Prefeitura.

 

VAMOS MANTER NOSSA CIDADE LIMPA? VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL POR ISSO!

Descarte Correto do Lixo é apenas uma das atitudes que qualquer cidadão precisa adotar para o bem da coletividade. Sabe aquele papelzinho de bala jogado na rua? Aquele que é “só” um papelzinho e “não vai dar e nada”? Então, imagine 48 mil de pessoas, que é a população de nosso município, jogando esse misero papelzinho na calçada. Que baita mundo embalado seria este! Viver em sociedade exige algumas responsabilidades, entre elas o cuidado com os espaços de uso comum. Mais que obras e serviços do poder público, atitudes individuais também fazem a grande diferença para a construção de lugares bons e limpo de se viver. Afinal, uma cidade com ruas e calçadas sujas, lixo fora da lixeira, bueiros entupidos é apenas um retrato da conduta dos seus moradores.

O espaço público é o bem mais importante, é um local onde as pessoas exercem o direito e deveres para com o bem estar da cidade. È importante entendermos que as áreas públicas são como o “quintal de nossas casas” e merece toda nossa atenção como se estivéssemos cuidado de nossas casas.

Devemos ter consciência de que o espaço publico é de todos e fortalece os laços de todos terem a responsabilidade em, cuidar, zela ,dela :Capão Bonito terra abençoada- nossa morada.

DENUNCIEM LIGANDO PARA A PREFEITURA (15) 3543-9900 ( RAMAL OUVIDORIA)

 





Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
CNPJ: 05.771.658/0001-10 - Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br