Balanço “Operação Teste COVID-19 Sem Abusos”

Notícia publicada em 18 de janeiro de 2022

Equipes do Procon-SP fiscalizaram 88 farmácias e laboratórios no Estado para apurar cobrança de preços abusivos

O Procon-SP fiscalizou 88 farmácias e laboratórios desde o início da “Operação Teste COVID-19 Sem Abusos” que acontece na capital e no interior do Estado. A ação foi determinada pelo governador do Estado de São Paulo João Doria em razão de relatos de preços abusivos.

Ontem (17) e na última sexta-feira (14), as equipes visitaram 48 locais no interior e 40 na capital; sendo que na cidade de São Paulo, 32 estabelecimentos foram autuados por deixar de informar os preços dos testes ao consumidor. Foram constatados os preços mínimos de R$ 178,00 e máximos de R$ 385,00 para o exame PCR.

Os estabelecimentos fiscalizados terão que comprovar por qual motivo ocorreram elevações de preços e, caso não haja uma explicação razoável e ditada por questões econômicas, pode ser caracterizada prática abusiva. “A lei da oferta e da procura vale para situações de normalidade; no contexto de pandemia, o fornecedor não pode abusar do desespero e necessidade da população para obter ganhos desproporcionais”, avisa Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

A operação continua nos próximos dias. Os fornecedores que estiverem praticando preços abusivos poderão ser punidos nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

O diretor do Procon-SP pede que a população colabore. “O consumidor que se deparar com preço abusivo, muito acima do normal, deve fazer valer o seu direito; faça um print da tela, tire uma foto e faça uma denúncia no site do Procon-SP nossas equipes irão ao local para fiscalizar e autuá-lo por prática especulativa e abusiva”, afirma.

Veja imagens da fiscalização e entrevista com o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez

Procon-SP
Assessoria de Comunicação




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br