Capão Bonito: Prefeitura investirá mais de R$ 800 mil na reestruturação do Aterro Sanitário

Notícia publicada em 26 de janeiro de 2022

COMPROMISSO COM MEIO AMBIENTE – Depois de alguns anos sem receber investimentos importantes, a Prefeitura de Capão Bonito está retomando as ações voltadas a estruturação do Aterro Sanitário Municipal que sempre obteve boas notas nas avaliações técnicas da Cetesb.

Através do Pregão Presencial nº 002/2022 – Processo nº 8746/2021, a Administração Municipal estará contratando empresa especializada para adequação e impermeabilização de base e talude com membrana PEAD de área para implantação da 2ª Vala 3ª etapa do referido aterro.

A coordenação da ação é da Secretaria Municipal de Obras e a previsão inicial é de investimentos de mais de R$ 870 mil nesta obra.

Detalhes do projeto – Segundo o secretário de Obras – Gilberto Tobias, o projeto de impermeabilização para início da segunda vala do aterro sanitário tem como base a legislação atual e o projeto já aprovado na CETESB.

“O projeto foi definindo pelos seguintes itens: 1 – Adequação entrada da célula conforme consta em projeto, área da célula necessita adequação de sua entrada de modo que haja continuidade para instalação da manta. Assim há a necessidade realizar um equilíbrio de massas para eliminar o atual acesso e adequá-lo de modo a permitir a instalação da manta; 2 – nivelamento da base da célula e adequação de taludes antes de realizar a instalação da manta PEAD é necessário fazer a correção da base da célula, para que tenha continuidade e esteja plaina. A inclinação da superfície da base deve acompanhar a do próprio terreno, contudo, há de fazer a regularização da base.

Também deve ser feito a regularização dos taludes e 3 – impermeabilização e preparação da base após realizada a correção da base e dos taludes da célula, será instalada a manta PEAD de 2,5mm de espessura. Devem ser adotadas as normas IGS Brasil, com controle de qualidade e testes de ar em todas as soldas com apresentação de laudos específicos. A geomembrana receberá soldagem à quente em linha dupla, por termofusão através de linha dupla de solda, realizada através de máquina autopropulsora dotada de cunha e /ou sistema gerador de ar quente.

A solda é de linha dupla com um canal central através do qual se fará ensaio para verificação de estanqueidade com transpasse, por extrusão (Deposição de Material) executada manualmente através de aporte plastificado por ar quente ou máquina extrusora portátil, sendo o material alimentado na forma de PEAD granulado ou de aportes (cordão de solda ou monofilamento), transpasse definido em norma. Serão apresentados como Certificação de Qualidade, os resultados dos ensaios para: espessura, densidade, resistência à tração na ruptura e escoamento, resistência ao rasgo, ao puncionamento e demais ensaios recomendados pela GM13. O escopo dos ensaios, a frequência e a amostragem durante sua realização devem ser definidos pelo responsável técnico, antes do início dos trabalhos de instalação, de acordo com o tipo, responsabilidade da obra e condições locais.

Deve ser emitido Anotação de Responsabilidade Técnica referente à instalação da manta PEAD. No topo dos taludes a manta deve ser ancorada, com no mínimo 0,5 metros. Após a instalação da manta, deve ser disposto sobre ela uma camada de solo argiloso de espessura de 0,6 metros. A instalação deve ser feita de modo a dar continuidade à impermeabilização já existente na célula vizinha”, explicou o secretário detalhando detalhes do projeto.

O prefeito Júlio Fernando também afirmou que é fundamental ter um Aterro Sanitário adequado as determinações ambientais para licenciamento e bom desempenho no ranking do Programa Município VerdeAzul.

“Temos compromisso com a agenda ambiental e sustentabilidade em Capão Bonito. O investimento garantirá que o nosso aterro continue funcionando de forma adequada s normas da Cetesb”, frisou o prefeito.




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br