Itu- Início da campanha republicana no país, “Convenção de Itu” completa 149 anos

Notícia publicada em 14 de abril de 2022

Foi em 18 de abril de 1873 que mais de 133 pessoas de 16 cidades paulistas, entre políticos, proprietários de fazendas de café, profissionais liberais e intelectuais, se reuniram para dar início à campanha republicana no país e ao surgimento da Partido Republicano Paulista. Conhecido por “Convenção Republicana de Itu”, o encontro foi realizado em um sobrado localizado na cidade de Itu, erguido nas décadas iniciais do século 19. Em 1923, após exatos 50 anos, a residência se transformou no atual “Museu Republicano de Itu”, uma extensão do Museu Paulista da USP.

Do encontro de 1873, o Museu Republicano de Itu guarda o Livro de Ata da Convenção, peças e mobiliário dos convencionais que participaram do encontro, além de pinturas encomendadas pelo diretor do Museu, Afonso Taunay, baseadas em fotos cedidas por familiares dos participantes. Algumas delas produzidas por artistas como Oscar Pereira da Silva, Tarsila do Amaral e Henrique Manzo.

“No entanto, nem todas as famílias tinham ou enviaram as imagens, por isso a coleção é formada por 116 quadros, que são expostos no Museu em revezamento”, explica a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu. “Mas, além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, o acervo trata também da história de Itu e região, com exposições permanentes ou temporárias”, conclui a supervisora.

Fechado provisoriamente para adequação do edifício às normas de segurança contra incêndio, o público pode durante esse período visitar o museu virtualmente (por meio deste link) ou conferir as atividades que tem promovido no Centro de Estudos, prédio que também pertence à instituição, aberta à visitação todos os dias, das 10h às 17h. Mais informações, e-mail para edu.mrci@usp.br.

História do Museu Republicano – O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.E

ncontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Assessoria de Imprensa do Museu Paulista
Por – Marco Berringer, Edmir Nogueira e Ian Pellegrini




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br