Sorocaba – Alunos de Fisioterapia da Anhanguera auxiliam paratletas em campeonato de futebol

Notícia publicada em 6 de maio de 2022

Objetivo é prevenir e tratar de lesões de atletas/DIVULGAÇÃO

Objetivo é prevenir e tratar de lesões de atletas/DIVULGAÇÃO

Estudantes tratam de prevenção e tratamento de lesões antes e durante a competição

As turmas do último ano de graduação em Fisioterapia da Faculdade Anhanguera de Sorocaba participam dos jogos da 3ª rodada do Campeonato Paulista de Amputados, com atendimentos de saúde aos futebolistas. Os times que disputam as duas partidas na manhã do dia 7 de maio terão acesso à assistência dos estudantes, que exploram técnicas fisioterapêuticas esportivas na clínica-escola da Instituição.

O torneio tem o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência nos esportes e manter a qualidade de vida por meio da atividade física. Os graduandos, supervisionados por docentes especialistas na área, estarão em uma tenda ao redor do campo para serviços imediatos. “É uma ação diferente da que acontece na clínica, com atividades voltadas para o que acontece durante a disputa”, afirma o professor Danilo Sergio Vinhoti, que acompanha os alunos no evento.

“A abordagem acontece de forma preventiva, com o aquecimento músculo esquelético em treinamentos, e em casos de lesões, com a avaliação das condições físicas dos paratletas para continuidade ou não nos jogos. São os primeiros-socorros em fisioterapia aplicados aos jogadores”, completa. As equipes do Evolução Sorocaba, Guarulhos, Ponte Preta, Santos e Corinthians irão usufruir dos cuidados oferecidos pelos estudantes da Anhanguera.

Atividades com atletas auxiliam na formação de futuros fisiotepeutas/DIVULGAÇÃO

Atividades com atletas auxiliam na formação de futuros fisiotepeutas/DIVULGAÇÃO

APRENDIZADO

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera, professora Camila Miliani Capelini, os estudantes realizam práticas de assistência e reabilitação fisioterapêutica a atletas nos serviços prestados pela clínica-escola da Instituição. Além das participações em jogos, treinos e eventos, os alunos dão apoio ao time de Basquete Feminino de Sorocaba, do Esporte Clube São Bento (Sub-20) e do Magnus Futsal.

As técnicas praticadas na clínica são integradas com a matriz curricular dos graduandos. O intuito é o de permitir que a performance dos jogadores seja contínua e saudável, ao mesmo tempo que as habilidades dos discentes seja desenvolvida. “A Fisioterapia Esportiva é uma área com grande demanda de atuação no mercado, tanto nacional quanto internacionalmente, por isso, é importante que os alunos passem por essa experiência direta com os atletas para ampliar os conhecimentos”, afirma a docente.

Serviços da clínica são oferecidos para população em geral/DIVULGAÇÃO

Serviços da clínica são oferecidos para população em geral/DIVULGAÇÃO

SERVIÇO

Os serviços da clínica-escola da Fisioterapia são oferecidos à população por meio de taxa de valor social. Os pacientes recebem atendimentos ambulatoriais de ortopedia, neurologia para adultos e crianças, saúde da mulher, reabilitação cardiorrespiratória e acolhimento da atenção básica.

Clínica de Fisioterapia

Dias e horários: de terça a sexta-feira das 7h30 às 12h30.

Endereço: Faculdade Anhanguera de Sorocaba, Avenida Doutor Armando Pannunzio, 1478, Jardim Vera Cruz, Sorocaba, São Paulo.

Telefone e WhatsApp: (15) 3031-9349.




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br