Sob regência de Isaac Karabtchevsky, Orquestra Sinfônica Heliópolis retorna
ao palco do Clube Hebraica para o segundo concerto da temporada 2022
do Instituto Baccarelli

Notícia publicada em 12 de maio de 2022

Orquestra Sinfônica Heliópolis com o maestro Isaac Karabtchevsky (Foto: divulgação)

Orquestra Sinfônica Heliópolis com o maestro Isaac Karabtchevsky (Foto: divulgação)

Grupo interpreta obras de Rossini, Villa-Lobos e Ravel, entre outros

No dia 21 de maio, às 20h30, a Orquestra Sinfônica Heliópolis realiza o segundo concerto da temporada 2022 do Instituto Baccarelli. Sob regência de seu diretor artístico e regente titular, o maestro Isaac Karabtchevsky, o grupo se apresenta no Teatro Arthur Rubinstein, do Clube Hebraica, com um repertório com obras breves e conhecidas do grande público. A performance terá transmissão ao vivo no YouTube do Instituto Baccarelli, e ingressos para acompanhar o espetáculo presencialmente estarão disponíveis no site Ticket Fácil e na bilheteria do próprio teatro.

Abre o repertório uma das peças mais famosas da música clássica brasileira, a abertura de O Guarani, de Antônio Carlos Gomes (1836-1896). Apesar do libreto em italiano, a ópera é um marco na música nacional, sendo a primeira obra brasileira do gênero a receber aclamação internacional — sua estreia no Teatro Scala, de Milão, foi recebida com elogios por Giuseppe Verdi. Conhecida como protofonia, a abertura da ópera é uma das peças mais facilmente reconhecida pelos ouvidos brasileiros, e resume a trama do amor entre o índio Peri e a branca Ceci, filha de um fidalgo português.

Na sequência, a Orquestra Sinfônica Heliópolis interpreta duas populares aberturas de óperas: a de O Barbeiro de Sevilha, do italiano Gioachino Rossini (1792-1868), e a de Cavalaria Ligeira, do austríaco Franz von Suppé (1819-1895). Agitada e divertida, a peça de Rossini é um dos pontos altos de uma carreira cheia de sucessos — O Barbeiro de Sevilha é considerada uma das maiores comédias da história — e fala sobre um dos personagens mais identificados com o gênero, o barbeiro Fígaro. Já a abertura de Von Suppé traz uma das melodias mais conhecidas do compositor romântico. Famoso por sua escrita descritiva, o autor forjou em Cavalaria Ligeira o imaginário sonoro de campanhas militares, e o público presente no teatro Arthur Rubinstein poderá identificar na enérgica abertura alguns temas conhecidos do cinema e da TV.

O repertório segue com uma das especialidades do maestro Isaac Karabtchevsky: Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Grande patrono da música brasileira, o compositor realizou ao longo de sua vida um projeto de música nacional. Essa empreitada é especialmente notável no caso das Bachianas Brasileiras, uma série composicional de 9 obras que reúne elementos populares brasileiros a formas da música de Johann Sebastian Bach. No concerto, a OSH executa uma das peças mais conhecidas da série, o prelúdio das Bachianas nº 4, que traz em sua partitura o chamado “tema régio” da Oferenda Musical, coleção de cânones e fugas do compositor barroco.

Fecha o programa outra favorita do público: o Bolero, de Maurice Ravel (1875-1937). Originalmente escrita como um balé — sob encomenda da bailarina russa judia Ida Rubinstein — a obra estreou com grande sucesso na Ópera de Paris, em 1928. Desde então, a peça ganhou ainda mais popularidade, transformando-se em uma das peças de concerto mais executadas no mundo.

Para assistir ao concerto presencialmente, é necessário adquirir os ingressos pela bilheteria do Teatro Arthur Rubinstein ou pela plataforma Ticket Fácil. Os ingressos custam R50 para sócios e R100 para convidados. Já para fazer parte da plateia virtual, é necessário ir até o site do Instituto Baccarelli para se cadastrar e receber o link da transmissão que acontece no canal do YouTube do Instituto Baccarelli.

Sobre o Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: cultural, educacional e social. Foi responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 25 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1200 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira. A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.

Para mais informações, acesse o site oficial do Instituto Baccarelli.

Agradecemos aos nossos patrocinadores e parceiros que apoiam as atividades artístico-pedagógicas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura:

Patrocinador Master: Unilever Brasil

Patrocinador Ouro: Instituto Votorantim, B3 – Brasil, Bolsa, Balcão

Patrocinadores Prata: Kinea Investimentos, BV, Pfizer Brasil e PRÓ-VIDA

Patrocinadores Bronze: bradesco, Carrefour, Astra, Novelis, EMS Farmacêutica, Ibiuna Investimentos, Furnas, BTG Pactual, EDP Brasil e Alelo

Apoio: Banco Daycoval, Avery Dennison, Havan, Banco Sofisa, Austral Seguradora, Magazine Luiza, Verde Asset Management, CS Brasil, Klabin S. A., Grupo Motociclo, Dufrio, Grupo Haganá

Apoio Institucional: Mazars e Fundamento Marketing

Serviço:

Data: 21/05/2022

Horário: 20h30

Local: Teatro Arthur Rubinstein, Clube Hebraica

Endereço: Rua Hungria, 1000 — Pinheiros, São Paulo — SP.

Ingressos: R50 para sócios e R100 para público geral. Vendas pela bilheteria do Teatro Arthur Rubinstein ou pela plataforma Ticket Fácil.

Transmissão ao vivo no Youtube.
Inscreva-se no site!

Por

Carlos Amorim




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br