São José dos Campos – Estudantes participam da Mostra Brasileira de Foguetes

Notícia publicada em 13 de maio de 2022

Olimpíada experimental busca incentivar o conhecimento prático a partir da construção de foguetes feitos com material reciclável; cerca de 200 estudantes do Poliedro farão lançamentodos foguetes no dia 14 de maio na Univap

Neste sábado (14/05), cerca de 200 estudantes do Poliedro Colégio de São José dos Campos, do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, participarão da etapa prática da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), na qual serão realizados lançamentos de foguetes construídos com materiais recicláveis. O evento ocorrerá na área aberta da Univap — campus Urbanova, das 8h30 às 13h00.

A MOBFOG é uma olimpíada experimental realizada anualmente com o objetivo de expandir o conteúdo para além da sala de aula, tornando o conhecimento mais palpável, de forma lúdica, por meio da construção de foguetes com materiais recicláveis que devem ser lançados o mais distante possível. Os foguetes e bases de lançamentos são construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. A Mostra é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, de todo o Brasil, previamente cadastradas no evento. Os lançamentos devem ser realizados pelas escolas até o dia 20/05.

As atividades serão executadas seguindo todos os protocolos de saúde e segurança atuais. A medição do lançamento e alcance dos foguetes é feito por meio de trena analógica, e os dados são inseridos no site da MOBFOG, que irá avaliar as equipes vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze até o dia 30 de junho.

O Poliedro Colégio participa da MOBFOG há 7 anos. O evento integra a OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Capacitação dos estudantes

O Poliedro Colégio oferece treinamento e suporte para a participação dos estudantes em olimpíadas como a MOBFOG, já que atividades como essa são importantes para incentivar o engajamento dos jovens nos estudos e ampliar o conhecimento nos campos da ciência e da tecnologia, cada vez mais relevantes no cenário mundial, além de trazer inúmeros benefícios acadêmicos, cognitivos e socioemocionais.

O coordenador de Olimpíadas Científicas do Poliedro Colégio, Thiago Pavan, avalia os benefícios para a aprendizagem dos estudantes. “No Poliedro, nossos alunos são incentivados a participar de diversas modalidades de Olimpíadas Cientificas. Uma delas é a Mostra de Foguetes, da qual participamos desde 2016. Nos últimos anos, nossas turmas têm se destacado muito nesse projeto, com foguetes que atingem 300 metros de distância, sendo destaque nacional na modalidade”, conta Thiago Pavan. “Muito mais do que o resultado em si, com a iniciativa contribuímos com a formação desses jovens cientistas e valorizamos o conhecimento e a autonomia na resolução de problemas”, conclui.

 Serviço: Mostra Brasileira de Foguetes

Data: 14 de maio (sábado)

Horário: das 8h30 às 13h00

Local: Universidade do Vale do Paraíba (Univap)

Endereço: Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova, São José dos Campos – SP

Sobre o Poliedro Colégio

Com escolas próprias em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, o Poliedro Colégio já beneficiou mais de 13 mil estudantes ao oferecer uma educação integral que vai muito além da sala de aula.

Com uma metodologia de excelência, baseada na formação acadêmica e humana, no apoio pedagógico e na tecnologia, o Poliedro desenvolve o aprendizado para a vida toda, potencializando competências e formando cidadãos atuantes que farão a diferença na construção de um mundo melhor. Para mais informações, acesse o site.

Por Alessandra Miranda




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br