Tatuí – Conservatório anuncia inscrições para o 27º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo

Notícia publicada em 23 de maio de 2022

I Festival Estudantil de Teatro em Tatuí (1977) | Foto: arquivo/Conservatório de Tatuí

I Festival Estudantil de Teatro em Tatuí (1977) | Foto: arquivo/Conservatório de Tatuí

Interessados têm até o dia 10 de junho para se inscrever; estão aptos a participar grupos de teatro de escolas públicas e particulares de todo o estado

Após uma pausa de sete anos, vem aí o 27º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (FETESP), evento promovido pelo Conservatório de Tatuí — instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina. As inscrições estão abertas. Os interessados devem seguir as orientações do regulamento disponível no site do Conservatório de Tatuí e podem inscrever-se gratuitamente até as 23h59 do dia 10 de junho, pelo e-mail fetesp@conservatoriodetatui.org.br.

Estão aptos a participar grupos de teatro e coletivos teatrais de Escolas públicas ou particulares, de Ensino Fundamental, Médio, Técnico, Superior ou Livres, sediadas no estado de São Paulo. Os grupos selecionados receberão premiação no valor de R 3 mil, incluindo alimentação e hospedagem por cinco dias em Tatuí (SP). As despesas relativas a transporte e montagem do espetáculo, além de uma eventual extensão de estadia no município, são de responsabilidade de cada grupo. Os selecionados deverão estar na cidade e encaminhar-se ao Teatro Procópio Ferreira cinco horas antes da apresentação para montagem do cenário, ajustes de iluminação e ensaio geral.

A abertura oficial do 27º FETESP será realizada no dia 22 de julho, no Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural pertencente ao Conservatório de Tatuí. O FETESP tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre grupos estudantis e profissionais das diversas regiões paulistas. A novidade para esta edição é que o Festival será estendido e vai durar dez dias. A programação contará com criações em processo, espetáculos em diversos espaços da cidade, residências artísticas, produção de material crítico e registro para fins pedagógicos, oficinas, master classes e apresentações de espetáculos, performances e intervenções. As linguagens cênica e musical permearão as atividades, colocando em diálogo as duas linhas pedagógicas do Conservatório de Tatuí.

O gerente artístico-pedagógico de Artes Cênicas da instituição, Antonio Salvador, destaca a importância do evento para a história do teatro na região, que volta ao cronograma cultural da instituição após um hiato de sete anos. “O Festival tem uma importância gigantesca no Conservatório de Tatuí por trazer a memória afetiva. Muita gente que atua e dá aulas de teatro lembra com muito carinho a passagem por Tatuí durante os dias de FETESP”, conta Antonio.

Criado por Moisés Miastkwosky e pelo então diretor do Conservatório de Tatuí, o professor José Coelho de Almeida, o Festival Estudantil de Teatro surgiu em 1977, inicialmente apenas no âmbito municipal, reunindo participantes das escolas de Tatuí e do recém-criado curso de teatro da instituição. Em pouco tempo, o evento cultural tornou-se um grande movimento teatral na região e, a partir de 1982, foi oficializado como evento estadual pelo Decreto nº 18.434/82.

SERVIÇO
27º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (FETESP)
Inscrições: até 10 de junho de 2022 | fetesp@conservatoriodetatui.org.br

Seleção dos espetáculos: 11 a 21 de junho

Abertura oficial: 22 de julho

Encerramento: 31 de julho

Local: Teatro Procópio Ferreira — Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinadores Prata: Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br