Dia Mundial do Doador de Sangue: A.C.Camargo alerta para a necessidade constante de plaquetas

Notícia publicada em 13 de junho de 2022

Com estoque em estado sempre no limite, instituição convoca a população para doar sangue e plaquetas nos próximos dias

No Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de Junho), o A.C.Camargo Cancer Center alerta para a constante necessidade da instituição para essa necessidade no tratamento dos pacientes com câncer. ​A doação de sangue é uma atitude adotada por cerca de 1,7% dos brasileiros, um índice que pode subir mais diante da grandiosidade desse gesto.

Em 2020, o número de coleta de bolsas de sangue caiu pelo menos 10% no Brasil. O Banco de Sangue do A.C. Camargo Cancer Center está em estado crítico e pede atenção e mobilização dos doadores. Com a onda de frio esperada para esta semana, a tendência é a queda no número de voluntários. “Essa é uma preocupação e precisamos nos organizar para contar com os doares nesta e nas próximas semanas”, explica a Dra. Marta Lemos, médica responsável pelo Banco de Sangue da instituição.

Estoques no limite

Os bancos de sangue trabalham sempre com os estoques no limite. Devemos considerar que, por mais que a medicina tenha evoluído e a tecnologia proporcione aos pacientes transfusões mais seguras e componentes do sangue mais específicos para cada situação, ainda não se descobriu um substituto tão eficiente e seguro — ou até mesmo uma forma de “fabricar” o sangue.

Os pacientes oncológicos necessitam fazer quimioterapia/radioterapia durante o tratamento, o que pode levar à queda da produção do próprio sangue, causando anemia ou plaquetopenia, e à necessidade de transfusão. Sangramentos causados pelo tumor também podem acontecer e a necessidade de manter reservas de sangue para realizações de cirurgias é algo constante. Além da necessidade de todos os tipos sanguíneos, principalmente tipo A e O, o hospital reforça o pedido de doação de plaquetas.

O maior número de transfusões do hospital é de plaquetas. São 70 a 100 transfusões diárias, a maior demanda do ano. “Podemos dizer que o paciente oncológico é um grande ‘consumidor’ de plaquetas e, por isso, é tão importante manter nossos estoques de sangue constantes”, explica a a especialista.

Doação de plaquetas

Além dos glóbulos vermelhos, o sangue contém glóbulos brancos, plaquetas e plasma. As plaquetas são fragmentos celulares provenientes da medula óssea e sua principal função é participar do processo da coagulação, responsável pela suspensão das hemorragias.

Pacientes com câncer sofrem redução do nível de plaquetas no sangue em decorrência do tratamento oncológico e do próprio diagnóstico. No A.C.Camargo Cancer Center, 60% das transfusões realizadas são de plaquetas.

Os pré-requisitos são semelhantes aos de uma doação de sangue. Há também algumas condições especiais:

• O doador de plaquetas deve ter mais de 60 kg

• Não ter utilizado anti-inflamatórios pelo menos cinco dias antes da doação

• Não deve ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas

• Nos três dias anteriores à doação, não deve consumir medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (AAS), anti-inflamatórios e alguns tipos de anti-hipertensivos

• É necessária uma contagem de plaquetas e ter uma quantidade mínima para realizar o procedimento

• O doador também precisa de veias de fácil acesso e que produzam um fluxo adequado de sangue para o equipamento

PROTOCOLO DE SEGURANÇA

Com protocolo de segurança contra a COVID-19 ainda em vigor, o banco de sangue conta com fluxo protegido e alocação fora do ambiente hospitalar. Os doadores podem comparecer sem agendar, mas para aumentar a agilidade de atendimento, a orientação é fazer o agendamento pelo site do hospital, chat ou por telefone no (11) 2189-5000 (Opção 5).

Podem doar interessados que tenham de 18 a 65 anos — menores, com 16 e 17 anos, podem doar acompanhados do responsável legal e consentimento formal por escrito – com 50 quilos ou mais, e sem nenhuma doença crônica. Cada pessoa doa de uma vez, no máximo, 470 ml de sangue que pode salvar a vida de até quatro pacientes. O procedimento leva cerca de 40 minutos e em menos de 24 horas, o organismo já consegue repor a quantidade que foi retirada.

Serviço:

Horário de funcionamento do Banco de Sangue

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Sábado, das 8h às 15h

O Banco de Sangue não abre aos domingos e feriados

Endereço: Rua Castro Alves, 131, Aclimação, São Paulo – SP

Telefone: (11) 2189-5000 – selecione a opção 5 do menu telefônico (agendamento de doação de sangue) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center

Inaugurado em 1953, o A.C.Camargo Cancer Center tem uma trajetória grandiosa no combate ao câncer, por ser um centro integrado de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, referência internacional e modelo sustentável de atuação social.

Os pacientes recebem assistência integrada e humanizada, desde o diagnóstico até a reabilitação. Na área da pesquisa, atua para ampliar o conhecimento e gerar descobertas que representem avanços no tratamento, diagnóstico e prevenção da doença. Na área de Ensino é a principal instituição formadora em oncologia do país.

Ao todo, são mais de 5 mil profissionais engajados com o propósito de combater o câncer paciente a paciente.

Para mais informações:

Por – Ana Claudia Sniesko




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br