Tatuí – Neymar Dias e Quarteto de Cordas apresentam concerto de viola brasileira no Conservatório

Notícia publicada em 22 de junho de 2022

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Show que promete um diálogo da viola caipira com diferentes estilos musicais será na próxima sexta-feira, dia 24, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira de Tatuí

O Conservatório de Tatuí — instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina — anuncia o concerto de Neymar Dias e Quarteto de Cordas na próxima sexta-feira, dia 24, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural pertencente ao Conservatório de Tatuí. O grupo, liderado pelo multi-instrumentista paulistano, promete um espetáculo com imersão musical em que a viola brasileira expande seus horizontes para além do repertório tradicional de raiz. Os ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Para este concerto, os artistas apresentam um repertório em que as possibilidades solísticas da viola brasileira dialogam com diferentes estilos musicais, sempre com o cuidado de preservar as características, de raízes ancestrais, sobre as quais foi construída a história do instrumento. O programa abrange os temas tradicionais da música caipira regional, passando pela música erudita, com Bach, Villa-Lobos, além de composições autorais que dialogam também com a música pop.

Filho de compositor de música caipira, Neymar Dias é autodidata e aprendeu viola caipira, guitarra, violão, baixo elétrico, guitarra havaiana e bandolim. O músico paulistano é considerado um dos artistas mais interessantes da cena brasileira com musicalidade única que carrega nas memórias uma história afetiva com a música e inúmeros estilos. Em 2013, lançou um álbum em parceria com Toninho Ferraguti com clássicos da música brasileira raiz, por meio de uma sonoridade camerística, que rendeu nomeação do duo ao Grammy Latino de 2014 concorrendo na categoria de melhor álbum de música raiz (Festa na Roça).

Formado por Liliana Chiriac, Pedro Visockas, Juan Rossi e Samuel da Silva, o Quarteto de Cordas se juntou à Neymar Dias para o álbum “Intervalo” (2010). O disco foi marcado por obras autorais que permitiram ao músico esbanjar seu talento como compositor, baixista, violeiro e arranjador. Com formação e experiência que abarcam anos de dedicação à música erudita e popular, Neymar traz ao público a personalidade de quem conhece e sabe explorar os dois universos musicais com profundidade.

SERVIÇO
Concerto: Neymar Dias e Quarteto de Cordas
Data: 24 de junho de 2022, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Ingressos: R 30,00 e R 15,00 (meia-entrada)

Ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do Teatro, que abre de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Classificação indicativa: Livre

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinadores Prata: Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br