Itaberá – Grupo de Referência do Projeto Guri realiza apresentação
no Teatro de Bolso

Notícia publicada em 24 de junho de 2022

Grupo de Referência de Itaberá -- Banda Sinfônica 
Crédito: Divulgação

Grupo de Referência de Itaberá — Banda Sinfônica 
Crédito: Divulgação

Espetáculo gratuito acontece nesta sexta-feira, 24 de junho, às 19h30; Grupo de Referência de Itaberá – Banda Sinfônica celebra 10 anos

Os Grupos de Referência do Projeto Guri no Interior e Litoral, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura retornam aos palcos. Ao longo do mês de junho, serão 12 espetáculos em diferentes espaços e cidades do Estado de São Paulo. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.

Grupo de Referência de Itaberá — Banda Sinfônica toca no Teatro de Bolso — Auditório Professora Terezinha da Silva, em Itapeva (SP), na sexta-feira, 24 de junho, às 19h30Para a apresentação 10 anos do Grupo de Referência de Itaberá, o conjunto regido pelo músico Augusto Macedo Costa fará uma exibição especial homenageando a música instrumental com peças de compositores como Robert W. Smith, Heitor Villa-Lobos e João Donato.


O que são os Grupos de Referência

Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto Guri em estágio avançado de aprendizado, os Grupos de Referência são conjuntos que têm um papel de referência e motivação para os demais integrantes do Projeto. Os GRs, como são conhecidos, oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com seu estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos concentram hoje 381 Guris e Gurias.

Ao todo, são 13 grupos e nove formações musicais diferentes: grupo de percussão, camerata de violões, camerata de cordas friccionadas, camerata de cordas dedilhadas, orquestra sinfônica, banda sinfônica, big band, coral e coral com percussão. Cada formação desenvolve uma linguagem específica, abordando diferentes épocas e estilos, incluindo música popular e erudita. Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marilia, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Programa de incentivo

Todos os alunos e alunas recebem bolsa-auxílio mensal para despesas com transporte e manutenção dos instrumentos, entre outros benefícios, viabilizando a participação do aluno nas aulas, ensaios e apresentações, incentivando seu desenvolvimento musical. Há também um auxílio deslocamento aos alunos que moram mais distantes do polo.

Integrantes que não possuem instrumento podem participar do ‘Toca Mais, Guri’, um programa de empréstimo no qual, durante o ano, alunos e alunas contam com um instrumento musical para os estudos domiciliares e utilização em ensaios e concertos.

Na cidade de Itaberá, o Projeto Guri tem o apoio da Prefeitura Municipal de Itaberá.

GRUPO DE REFERÊNCIA DE ITABERÁ — BANDA SINFÔNICA

10 anos do Grupo de Referência

Programa

II QUADRIMESTRE — GR ITABERÁ — PROGRAMA 1

 

ROBERT W. SMITH (1958 – )

The Sword Of Kings (The Legend of Excalibur)

ROBERT W. SMITH (1958 – )

Triton Fanfare (A Celebratory Statement for Band)

HEITOR VILLA LOBOS (1887 — 1959)

Melodia Sentimental

Arr. Sidnei Borgani

JOÃO DONATO (1934 – )

Bananeira

Arr. Pablo Lopez / Luca Raele

SERVIÇO

Grupo de Referência de Itaberá — Banda Sinfônica
10 anos do Grupo de Referência
Data: 24/06/2022
Horário: 19h30
Local: Teatro de Bolso – Auditório ‘Professora Terezinha da Silva’
Endereço: Cal. Dr. Pinheiro, 442, Centro — Itapeva/SP
Entrada gratuita

Projeto GURI: O Projeto GURI é um programa do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O GURI atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo o Estado de São Paulo, buscando proporcionar oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo, por meio dos seus 384 Polos de Ensino. Desde a criação do Projeto Guri em 1995, já foram atendidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.

Assessoria de imprensa
Máquina Cohn & Wolfe| projetoguri@maquinacohnwolfe.com | (11) 3147-7900




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br