Governo do Estado de São Paulo firma parceria com Portugal e Moçambique e foca na sustentabilidade

Notícia publicada em 6 de julho de 2022

Prevenção e combate aos incêndios florestais, conservação e uso sustentável da biodiversidade e gestão e proteção dos territórios marinhos estão entre os temas prioritários

Em sua participação na “Conferência dos Oceanos”, realizada entre os dias 27 de junho e 1º de julho em Lisboa, o Governo do Estado de São Paulo assinou carta de intenção com os governos de Portugal e Moçambique para troca de experiência e desenvolvimento de ações em conjunto com foco em sustentabilidade e conservação dos recursos naturais terrestres e marinhos.

O documento foi assinado por representantes da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) e da Fundação Florestal. A cooperação entre os países será intermediada pela Secretaria de Relações Internacionais, que já possui estreita relação com os dois países.

“Estamos na década dos oceanos e é muito importante a participação do Governo de São Paulo neste universo de discussão entre líderes mundiais sobre a preservação do meio ambiente e da biodiversidade. Temos iniciativas e programas que são exemplos muito bem sucedidos e essa troca efetiva de experiências é fundamental para irmos além do debate”, analisa o secretário de Relações Internacionais, Júlio Serson.

As ações entre São Paulo, Portugal e Moçambique se darão por meio de estratégias para a promoção de territórios inteligentes e sustentáveis, troca de experiências na prevenção e combate a incêndios florestais, conservação e uso sustentável da biodiversidade, integração de biodiversidade com a temática de gestão das águas e gestão de áreas protegidas como instrumento de conservação e uso sustentável da biodiversidade, inclusão social e cultural.

A partir desta parceria também serão identificados, conjuntamente, projetos e ações potenciais que promovam o fortalecimento e aprimoramento da cooperação bilateral, tendo como principal objetivo apoio integrado à implementação da CDB — Convenção sobre Diversidade Biológica no Estado de São Paulo, em território português e moçambicano.

Para apresentar as ações do Estado de São Paulo, Sergio Marson, coordenador de Fiscalização e Biodiversidade da SIMA e Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal, levaram na pauta os Planos de Manejo, áreas de proteção marinhas, PSA Mar sem Lixo e outras iniciativas realizadas para assegurar a saúde dos ecossistemas marinhos em São Paulo.
Ivonete

“Essa assinatura marca o início de uma parceria próspera que impactará diretamente iniciativas ambientais em três diferentes continentes”, anuncia Levkovicz. “Com isso, promoveremos ações de biodiversidade, relacionadas ao desenvolvimento sustentável e às mudanças climáticas, entre o Governo do Estado de São Paulo com países com climas, biomas e desafios diferentes, para chegarmos a resultados comuns para a sustentabilidade.”

Secretaria de Relações Internacionais — Governo do Estado de São Paulo

Por- Gisele Turteltaub — gisele.turteltaub@loures.com.br 




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br