Brasil e França vão reeditar parcerias culturais e Macron prevê visita ao país em 2024

Notícia publicada em 11 de setembro de 2023

Em reunião bilateral, presidentes também trataram de ações conjuntas nos setores de defesa e meio ambiente e do acordo entre Mercosul e União Europeia

Brasil e França pretendem reeditar em 2025 uma parceria para levar representantes da cultura brasileira ao país europeu e destaques do cenário artístico francês para apresentações no Brasil – em moldes semelhantes ao do Ano do Brasil na França e do Ano da França no Brasil, da década passada. Esse foi um dos desdobramentos da reunião bilateral entre o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente francês, Emmanuel Macron.

Os dois se encontraram neste domingo, 10/9, às margens da Cúpula de chefes de Estado e de Governo do G20, em Nova Delhi, na Índia. Lula reforçou o convite a Macron para que faça sua primeira visita oficial ao Brasil e ouviu do europeu que há previsão de que essa oportunidade ocorra no primeiro semestre de 2024.

Os governantes trataram de uma agenda de cooperação em áreas como defesa e meio ambiente e conversaram sobre pendências que ainda travam um desfecho do acordo entre Mercosul e União Europeia. Lula anunciou que o Mercosul está pronto para concluir o acordo o mais rápido possível e que espera uma postura clara dos europeus.

Para o presidente brasileiro, não faz mais sentido, após 22 anos de tratativas entre os negociadores, seguir numa perspectiva de protelar consensos. Para ele, é o momento de os líderes dos dois lados decidirem politicamente levar o acordo entre os blocos adiante.

O presidente reiterou que o Brasil não abre mão das compras governamentais, por considerar a ferramenta essencial para a reindustrialização do país. E enfatizou que o Mercosul não aceita posturas como a carta adicional que a União Europeia fez neste ano, incluindo possibilidades de sanções em função de temas ambientais.

PARCERIA ESTRATÉGICA – Brasil e França firmaram uma parceria estratégica em 2006 para promover o diálogo político e as relações econômico-comerciais. Os dois países possuem ainda cooperação nas áreas de defesa, espaço, energia nuclear e desenvolvimento sustentável. A parceria Brasil-França ainda contempla os domínios da educação, ciência e tecnologia, temas migratórios e transfronteiriços.

Além de desenvolverem projetos em conjunto em áreas sensíveis e de alta tecnologia, são expressivas tanto a presença de brasileiros vivendo em solo francês quanto a atuação de empresas francesas no Brasil.

Segundo o Itamaraty, cerca de 90 mil brasileiros vivem na França metropolitana e outros 82,5 mil na Guiana Francesa, somando cerca de 172,5 mil. Com 730 km, a fronteira entre o estado brasileiro do Amapá e a Guiana Francesa constitui a maior fronteira terrestre da França.

COMÉRCIO BILATERAL – Brasil e França têm intenso comércio bilateral, que em 2022 movimentou cerca de US 8,45 bilhões em mercadorias. No ranking de exportações brasileiras, a França ocupa a 24ª posição, com cerca de US 3,49 bilhões. O país também é o 8º no ranking de importações vindas para o Brasil, num total de US 4,96 bilhões.

Existem cerca de 860 empresas francesas no Brasil. O Brasil é hoje o segundo principal destino dos investimentos franceses entre os chamados países emergentes, tendo sido ultrapassado apenas recentemente pela China. A França é o 3º maior investidor no Brasil, pelo critério de controlador final, com cerca de US 38 bilhões investidos, e 5º maior pelo critério de investidor imediato, com investimentos de cerca de US 32 bilhões, segundo os dados do Banco Central para 2021.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br