logo

Capão Bonito-Prefeitura CACB promovem café com cooperados e anunciam ações estratégicas para o agro

Encontro na Cooperativa Agrícola reuniu gestores do município e agricultores para debater avanços e anunciar implantação de Faculdade do Agro...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Encontro na Cooperativa Agrícola reuniu gestores do município e agricultores para debater avanços e anunciar implantação de Faculdade do Agro e estudos para novo ramal ferroviário

MAIS DIÁLOGO COM O AGRO | Na manhã desta quarta-feira (23/04), o prefeito de Capão Bonito – Júlio Fernando, o vice-prefeito Roberto Tamura, o secretário de Governo – José Toshio Saito, o presidente da Câmara Municipal – Alan Senciatti e outros integrantes do Governo Municipal participaram de um café com cooperados da Cooperativa Agrícola de Capão Bonito (CACB).

O encontro, promovido nas dependências da cooperativa, foi marcado pelo diálogo direto com agricultores e pela apresentação de importantes iniciativas para fortalecer o setor agropecuário do município.

Durante o evento, o prefeito e o vice ouviram atentamente as principais demandas do setor e anunciaram duas grandes ações estratégicas: a implantação de uma Faculdade do Agro na Faculdade de Tecnologia de Capão Bonito para ampliar a formação técnica do setor e os estudos para a criação de um ramal ferroviário voltado à logística de transporte de produtos agrícolas e minérios.

A proposta, que já foi apresentada ao Governo do Estado, visa integrar economicamente a região Sudoeste e o Alto Vale do Ribeira, ampliando as oportunidades de escoamento da produção local.

Capão Bonito é o 5º maior município em extensão territorial do Estado de São Paulo, com cerca de 4.000 km de estradas e acessos rurais.

Com mais de 1.400 Unidades de Produção Agropecuária (UPA) e quase 2.000 Cadastros Ambientais Rurais (CAR), a cidade possui uma expressiva agricultura familiar, representada por 755 DAPs/CAF e uma população rural estimada em 8 mil pessoas.

A produção agrícola inclui mais de 20 mil hectares de soja, 15 mil de milho, 12 mil de trigo, além de atividades em hortifrutigranjeiros, leite e mel.

“A interligação com o ramal ferroviário existente poderá facilitar o escoamento da safra e de minérios e melhorar a conexão entre municípios vizinhos como Ribeira, Apiaí, Guapiara, Capão Bonito, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Piedade e Ibiúna”, destacaram os agroempresários Leomir Baldissera e o presidente da CACB – Kenji Okamura.

Para o prefeito Júlio Fernando, a aproximação entre o Poder Público e o setor agro é essencial: “O campo é a base da nossa economia. Avançamos muito nos últimos anos, inclusive conquistando o 1º lugar no Programa Município Agro. Mas queremos mais. Não vamos ficar em zona de conforto. Esse diálogo precisa ser constante para que possamos avançar ainda mais juntos”, afirmou o prefeito.

Notícias relacionadas