Espetáculo da Banda Sinfônica está previsto para 31 de agosto, às 15h30
Grupo de Referência de Itaberá — Banda SinfônicaOs Grupos de Referência do Projeto GURI — programa de educação musical e inclusão sociocultural gerido pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura — irão se apresentar em 12 cidades do Estado de São Paulo. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.
O Grupo de Referência de Itaberá — Banda Sinfônica, sob a regência de Heilton Augusto Macedo Costa, exibirá o concerto Programa 3: Danças. O evento será no dia 31 de agosto, às 15h30, no Teatro Municipal Prof. Edilson da Cruz Salaki (Avenida Coronel João Quintino, 2-10, Centro — Taquarituba/SP).
Para este concerto, a Banda Sinfônica prepara um espetáculo em que haverá a mistura de dança e música com peças de Ed Ruckeby, compositor de Dança Folclórica Americana. O programa prevê ainda um arranjo de Rodrigo Morte para Suíte de Cirandas, valorizando as cantigas infantis brasileiras.
O Grupo de Referência de Itaberá — Banda Sinfônica já se apresentou ao lado da The Rodney Mack Philadelphia Big Brass (EUA), em 2013, no Auditório Ibirapuera (SP). Em 2015 tocou no ’10º Festival de Inverno de Boituva’ (Boituva/SP), além de uma apresentação com o cantor e compositor Nelson Itaberá, em 2019. Durante a pandemia, por meio de apresentações virtuais, o conjunto tocou com João Donato e Maurício Freire Garcia.
Grupos de Referência
Conjuntos formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto GURI em estágio avançado de aprendizado, os GRs (como são chamados) têm papel de referência e motivação para os demais integrantes do Projeto.
Os GRs oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com seu estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos concentram hoje 381 Guris e Gurias.
Ao todo, são 13 grupos e nove formações musicais diferentes: grupo de percussão, camerata de violões, camerata de cordas friccionadas, camerata de cordas dedilhadas, orquestra sinfônica, banda sinfônica, big band, coral e coral com percussão. Cada formação desenvolve uma linguagem específica, abordando diferentes épocas e estilos, incluindo música popular e erudita.
Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
Todos os alunos e alunas recebem bolsa-auxílio mensal para despesas com transporte e manutenção dos instrumentos, entre outros benefícios, viabilizando a participação nas aulas, ensaios e apresentações, incentivando seu desenvolvimento musical. Há também um auxílio deslocamento aos Guris que moram mais distantes do polo.
Integrantes que não possuem instrumento podem participar do ‘Toca Mais, GURI’, um programa de empréstimo no qual, durante o ano, alunos e alunas têm acesso a um instrumento musical para seus estudos domiciliares e utilização em ensaios e concertos.
Na cidade de Itaberá, o Projeto Guri tem o apoio da Prefeitura Municipal de Itaberá. Para este evento contará também com o apoio da prefeitura Municipal de Taquarituba.
Patrocinador Master: CTG Brasil.
Grupo de Referência de Itaberá — Banda Sinfônica
Programa 3: Danças
Regente: Heilton Augusto Macedo Costa
Programa
ED RUCKEBY (1948 – )
American Folk Dance
Adap. Rafael Leme
DOMÍNIO PÚBLICO
Suíte de Cirandas
I. Ciranda Cirandinha
II. Se Essa Rua Fosse Minha
III. Alecrim Dourado
IV. Terezinha de Jesus
V. Peixe Vivo
Arr. Rodrigo Morte
Serviço
Grupo de Referência de Itaberá — Banda Sinfônica
Programa 3: Danças
Data: 31/08/2022
Horário: 15h30
Local: Teatro Municipal Prof. Edison da Cruz Salaki
Endereço: Avenida Coronel João Quintino, 2-10, Centro — Taquarituba/SP
Entrada gratuita
Assessoria de imprensa
Máquina Cohn & Wolfe|