Banco de Sangue do HSPE cria campanha
para mobilizar doação durante a pandemia

O estoque opera com 25% da capacidade

Entre abril e maio deste ano, o Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE) sofreu redução de 57% e 52%, respectivamente, no número de doadores se comparado aos mesmos meses de 2019. Atualmente, em razão da pandemia da Covid-19, o serviço opera com 25% da capacidade.

Com o baixo número de bolsas de sangue disponível, o Banco de Sangue do HSPE iniciou a campanha: “Seu tipo sanguíneo é solidário?” para impulsionar o maior número de doações neste período. Para doar não é necessário agendar horário. O serviço funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 8h às 16h. O acesso ao prédio é pela Rua Pedro de Toledo, 1800 – Vila Clementino – São Paulo – SP.

O Serviço de Hemoterapia do HSPE está localizado em uma área totalmente independente do restante das demais unidades hospitalares, evitando que os doadores tenham contato com pacientes portadores de outras patologias, como a Covid-19.
Para realizar a doação de sangue, as equipes estão limitando o número de pessoas no setor para evitar aglomerações, com triagem para aferir a temperatura corporal, uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool gel.

Requisitos para doação:
Para doar sangue é preciso atender alguns requisitos. Na chegada ao Hemocentro, os doadores deverão responder um questionário para viabilizar a doação. Veja abaixo alguns dos critérios necessários, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde:

• Estar em boas condições de saúde;
• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (Menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal para doar);
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação);
• Estar descansado;
• Candidatos que estiverem no exterior não podem doar sangue por 14 dias a partir da data do retorno;
• Voluntários que tiveram contato com casos suspeitos e confirmados da Covid-19 ficam impedidos de doar sangue por 14 dias;
• Doadores que apresentaram sintomas de possível infecção pela Covid-19 (casos suspeitos) poderão doar sangue após 14 dias do desaparecimento dos sintomas;
• Aqueles que apresentaram diagnóstico positivo da Covid-19 só poderão doar sangue após 30 dias da recuperação clínica completa (sem sintomas).

SERVIÇO:
Banco de Sangue do HSPE
Rua Pedro de Toledo, 1800 – Vila Clementino – São Paulo – SP
Telefone: (11) 4573-8249
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 8h às 16h.

Sobre o Iamspe
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 100 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes. São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão.


A4&Holofote Comunicação





Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
CNPJ: 05.771.658/0001-10 - Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br