Capão Bonito – Com apoio da Suzano, alunos da Fatec produzem mais de 500 quilos de álcool gel para doação

Notícia publicada em 8 de julho de 2020

A empresa contribuiu com álcool líquido, produtos químicos, embalagens e etiquetas que serão utilizados para produzir mil litros de álcool gel a serem distribuídos gratuitamente na região

A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está apoiando uma série de iniciativas para auxiliar universidades no combate à propagação da COVID-19. A empresa já doou insumos para a produção de mil litros de álcool em gel 70%; forneceu mil kits de reagentes para serem utilizados na detecção do novo vírus na população, além do equipamento para essa finalidade; e destinou pacotes de luvas e outros materiais de proteção pessoal para as instituições de ensino superior.

Para a Fatec de Capão Bonito a companhia forneceu insumos, como álcool líquido, produtos químicos, embalagens e etiquetas necessários para a fabricação de cerca de mil litros de álcool em gel. Os produtos serão distribuídos em embalagens de 300 gramas para o Grupo Voluntário de Combate ao Câncer de Capão Bonito (GVCC), a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMAR), para um grupo de costureiras que estão produzindo máscaras de tecido no Vale do Paraíba e na região de Capão Bonito e também para o Centro Recreativo Educacional Artístico Renascer (Crear).

“Os alunos utilizam a matéria-prima recebida, transformam em álcool 70% e convertem em gel. Durante a manipulação, eles adicionam óleo de essência de eucalipto que, além de possuir um aroma agradável, apresenta propriedade bactericida natural”, explica Daniel Barros, químico responsável pela manipulação, da Fatec Capão Bonito.

“É uma boa oportunidade para que os alunos possam se desenvolver e aplicar seus conhecimentos em prol de uma iniciativa que irá ajudar ainda mais a população de baixa renda, a partir da doação feita pela Suzano. A produção deverá gerar até 100 quilos do produto por dia, totalizando aproximadamente mil quilos”, diz.

Segundo ele, a iniciativa partiu de dois auxiliares de ensino que criaram, voluntariamente, a metodologia de produção de álcool em gel e fizeram testes, obtendo no início pouco mais de cinco quilos do produto. “Com a doação da Suzano, podemos agora ajudar ainda mais. Foram produzidos, até o momento, 1.515 frascos de 300ml de álcool gel, o que totaliza cerca de 500 quilos do produto. A primeira distribuição, já autorizada pela Vigilância Sanitária, será para o Crear, associação com sede em uma das comunidades mais carentes da região, a Vila Aparecida, em Capão Bonito, e oferece gratuitamente alimentação balanceada, uniformes escolares, materiais artísticos e pedagógicos para o melhor desenvolvimento infantil”, explica Barros.

A Fatec entra com o conhecimento, os recursos humanos e a infraestrutura para a produção do álcool em gel. Os alunos de silvicultura e agroindústria estão trabalhando voluntariamente no projeto.

Para Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, apoiar esta iniciativa é cumprir o papel da empresa na sociedade, pautada nos pilares gente que inspira e transforma e gerar e compartilhar valor. “Estamos, com isso, exercitando na prática esses pilares e ficamos muito felizes em poder contribuir com o desenvolvimento desses alunos”, comemora.

A Suzano também já realizou a doação de papéis higiênicos, guardanapos e fraldas de fabricação própria para diversos estados brasileiros. Recentemente, doou 50 respiradores e 260 mil máscaras hospitalares para cidades do Estado de São Paulo. Em paralelo, tem empreendido todos os esforços para seguir operando, com foco na segurança e saúde de seus colaboradores, e dessa forma garantir o abastecimento de produtos no mercado.




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br