Tecnologia ajuda a manter viva tradição do amigo secreto

Notícia publicada em 11 de dezembro de 2020

Sites e aplicativos permitem que a brincadeira seja realizada mesmo com isolamento social, todo o processo é on-line e gratuito

Seja em família, entre amigos ou mesmo na empresa, brincar de amigo secreto é sempre garantia de boas risadas e momentos de descontração. Considerada uma das mais antigas tradições da sociedade, a troca de presentes ganhou uma aliada importante, a tecnologia. Graças ao universo digital, é possível manter a tradição mesmo em épocas de isolamento social, como a atual. Diversos sites e aplicativos ajudam a realizar o sorteio de forma remota e gratuita, sem aglomerações.

“Os relacionamentos estão passando por uma transformação e neste momento, em que os círculos de convívio estão restritos a poucas pessoas, brincadeiras como amigo secreto e seus derivados podem ser mantidas com segurança por meio do uso de recursos on-line”, afirma Anderson Iwanezuk Thaczuk, docente da área de informática do Senac Itapetininga.

Segundo ele, diversas opções de sites e de aplicativos permitem que os participantes recebam convites virtuais para fazer parte da brincadeira. Além disso, ficam disponíveis todos os detalhes, como a quantidade de pessoas, nome dos participantes e valores mínimos e máximos dos presentes, entre outras informações.

Diante da recomendação de isolamento, um novo recurso foi criado pensando na segurança dos participantes. Com ele, é possível que os integrantes dos grupos adicionem o endereço de suas residências para que o amigo que o tirou envie o presente diretamente para sua casa, sem a necessidade de encontro presencial.

Anderson comenta que esse é apenas um entre muitos outros serviços que foram agregados tornando a brincadeira cada vez mais completa com o tempo. Ele lembra que alguns serviços já existiam na atividade presencial e apenas migraram para a plataforma digital, como o sorteio e os valores dos presentes. Outros, no entanto, foram acrescentados, como, por exemplo, uma lista de desejos, na qual se pode deixar uma sugestão do que se quer ganhar.

“Alguns sites permitem, inclusive, excluir ou escolher os amigos que você gostaria ou não de tirar no sorteio. Claro, pagando um determinado valor por esse benefício. É possível também fazer a compra totalmente on-line e enviar o presente por meio de lojas parceiras”, explica o docente.

Ele diz que nem todos os dados dos participantes ficam disponíveis. Por isso, é bom ter uma lista privada com endereços para envio dos presentes. “Como essa é uma informação sigilosa, a maioria das plataformas não tem esse recurso, com receio da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, observa.

Apesar das limitações impostas pela pandemia, e até mesmo em razão delas, Anderson ressalta que o amigo secreto contribui para “aproximar” os parentes, os amigos e os colegas de trabalho. “Muitas empresas até incentivam a prática como forma de aproximação e integração da equipe”, comenta. “Tudo o que é legal e contribui para o bem-estar das pessoas precisa ser preservado. O amigo secreto faz parte dessa lista. Com o uso da tecnologia é possível manter viva a tradição e nos conservar seguros e unidos mesmo a distância”, afirma.

10 sites e apps para organizar o amigo secreto

– Amigo Secreto (amigosecreto.com.br)

– Sorteio Amigo Secreto (sorteioamigosecreto.com)

– Gifwe (gifwe.com)

– SorteioGo (sorteiogo.com)

– Amigo Secreto Inteligente (app Android)

– Amigo Secreto Natal e Ano Novo (app Android)

– Amigo Secreto Online (app Android)

– Papelzinho (app iOS e Android)

– Amigo Secreto App (app iOS)

– Amigo Secreto 22 (app iOS)

Por Adilson Camargo




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br