logo
Search

Porque Via Mão?

“Viamão” é o nome que adotamos para o JORNAL como forma de homenagearmos os tropeiros, pois foram eles que marcaram...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

“Viamão” é o nome que adotamos para o JORNAL como forma de homenagearmos os tropeiros, pois foram eles que marcaram a história. Montados no lombo de cavalos, cruzaram fronteiras e diversas cidades. De Viamão, Rio Grande do Sul, eles vinham até Sorocaba e São Paulo. Considerando a história, desde 1733, Viamão tem de certa forma afinidades com Capão Bonito, por conta dos tropeiros que partiram de dê-la vindo de região em região, fundando pousadas, originando então as diversas cidades do interior sudoeste do Estado de São Paulo. Pousaram a beira dos rios passando pelas cidades de: Itararé, Itapeva, Buri,Capão Bonito, Itapetininga, Alambari, Araçoiba da Serra, onde as tropas descansavam, antes do inicio das vendas, e finalmente Sorocaba.

 Como marca cultural da história, o desenho em glayon (Caminho dos tropeiros) do artista Mario Matos é um importante registro das viagens dos tropeiros por esta região.

 Para quem nunca ouviu falar de Viamão- Caminho dos Tropeiros, estamos trazendo um artigo escrito pela a Professora Alice Olivati , explicando com mais detalhes esta história que vai alegrar e informar você leitor um pouco mais sobre o porquê do Jornal Viamão .

Viamão – Caminho dos Tropeiros

Há alguns anos os governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná iniciaram um estudo do Caminho dos Tropeiros, pesquisando os locais de saída e pousada das tropas, as quais vinham até Sorocaba no Estado de São Paulo, onde havia a famosa Feira de Muares.

Vindos de Viamão – origem da atual cidade de Porto Alegre e de Cruz Alta (ainda no Rio Grande do Sul, os que partiam de Corrientes na Argentina) iam de região em região, fundando pousadas que deram origem ás cidades, por volta de 1733, data da primeira caminhada com muares. São elas: Porto Alegre, Cruz Alta, Passo Fundo-RS, Lages e Mafra em Santa Catarina, sendo estas cidades famosa por um tipo de estribo que liberava o pé do cavaleiro em casa de acidente, Rio negro, onde havia um Registro de Animais, e Lapa, famosa pelas suas facas e facões, a “Lapeana” , São José dos Pinhais, Curitiba, Guarapuava, (por variação) palmeira, Ponta Grossa, Castro Jaguariaiva no Paraná. No Estado de São Paulo, passava-se por Itararé, Itapeva, Buri, Capão Bonito – onde havia um bonito capão de mato em formato de coração, motivo que denominou o nome da cidade Capão Bonito, Itapetinga, Alambari ou pouso das Pederneiras, Campo Largo (atual Araçoiaba da Serra) onde as tropas descansavam antes do início das vendas, e finalmente Sorocaba.

Os Tropeiros, ao saírem do Sul normalmente entre setembro e outubro, registravam-nas em Curitiba. As tropas xucras, ao chegarem a Sorocaba, por volta de março, acampavam em campo Largo (agora Araçoiaba da serra), onde eram preparadas para a feira (doma e engorda).

 Capão Bonito na Rota dos Tropeiros
No mapa do século XVIII pertencente ao arquivo da marinha e Ultramar, de Portugal (ver imagem), consta que a Rota dos Tropeiros que saiam de Viamão- RS, não apenas dirigiam –se a Sorocaba para a famosa feira, mas objetivavam a chegar até a cidade de São Paulo.
Consta ainda no referido mapa que a rota dos tropeiros passava “entre as vertentes dos rios que caem para a costa e dos que vão desde a serra”. De Viamão a São Paulo – Itararé, Itapeva, Buri, Capão Bonito, Itapetininga, Araçoiaba da Serra, Sorocaba e São Paulo.

Profª Alice Elias Daniel Olivat

Face

“Via Mão” – surgiu após vários meses de pesquisas junto aos leitores que moldaram a face do jornal. Agir com cautela e prudência ao informar é parte do profissionalismo que vai na fonte da notícia e isso e uma atitude no mínimo de respeito com a sociedade. A Via Mão também, estimula o senso critico de cada leitor e sempre está aberto a ouvir.

 “VIA MÃO”: Tem por finalidade mostrar o caminho certo da notícia. É um veículo, onde você viaja nos mais diversos assuntos tais como: origens, cultura, historias,. Lazer, esporte, religião, sociedade, política, entretenimento. Enfim, informações que ti levara para ledice da informação e conhecimento

 Ivonete Lima Schmitz – Diretora Proprietária<–>

Notícias relacionadas