Janeiro Branco: alerta sobre questões da saúde mental e emocional

Notícia publicada em 19 de janeiro de 2022

Um ano novo representa renovação! Com esse intuito, janeiro é o mês dedicado à conscientização para os cuidados com a saúde mental para estimular a compreensão de que, igual ao físico, a mente também precisa de cuidados especiais. Após a pandemia, as condições de vida das pessoas produziram uma ampliação nesse cuidado, os dados da pesquisa do Instituto Ipsos, pedida pelo Fórum Econômico Mundial, demonstram que 53% dos brasileiros comentaram e reconheceram que sua condição mental se tornou mais desequilibrada no ano de 2020.

A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Daniele Kobayashi, apresenta uma reflexão sobre o tema e benefícios do cuidado “Porque o bem-estar emocional e mental é uma das condições para manter e garantir a qualidade de vida tanto cognitiva quanto emocional, incluindo as escolhas e as possibilidades de conduzir sentimentos e emoções de forma equilibrada e também o reconhecimento de limites e possibilidades”.

A campanha alerta para a importância de começar esse novo ciclo de forma mais saudável e tranquila. Cuidar das emoções deve ser o primeiro objetivo para o ano que se inicia, já que todas as outras conquistas dependem dessa estabilidade, que é a chave para alcançar uma vida plena e cheia de realizações.

“Portanto, o bem-estar social é essencial para garantir o equilíbrio e a manutenção da qualidade de vida das pessoas. O equilíbrio emocional contribui também para a construção de estratégias emocionais, para a resolução de problemas e para um convívio social mais saudável. Além disso, a saúde mental e emocional pode colaborar para a melhoria da interação individual e coletiva” reforça Daniele.

“Quando estamos em situação de desequilíbrio emocional teremos dificuldades na realização de nosso projeto de vida e teremos como impacto na esfera pessoal e profissional. Portanto, o desequilíbrio afeta a forma como sentimos, percebemos o mundo ao nosso redor e contribui para o aparecimento de Transtornos”, assim Daniele destaca os principais impactos:

  • Apresentar mudanças e alterações de humor, que poderão trazer prejuízo nos relacionamentos;
  • Perceber a mente confusa e/ou ter e esquecimentos de tarefas rotineiras;
  • Sentir a sensação de medo, angústia em grande amplitude, sem conseguir controle;
  • Sentir que não tem energia e condições para dar continuidade às atividades de vida diária;
  • Sentir que não tem esperanças positivas para o futuro;
  • Sentir dores no corpo, perder o apetite ou comer sem controle para compensar as frustrações do cotidiano;
  • Beber e/ou fumar de forma exagerada, ou fazer uso de substâncias como tentativa de buscar saídas que na verdade são destrutivas para as pessoas.

Sendo assim, confira as dicas da especialista para cuidar da sua saúde mental e emocional e ter um ano de 2022 positivo:

  1. Praticar atividades que contribuam para a integração mente e corpo como a meditação
  2. Buscar manter o Autocuidado e preservar a saúde.
  3. Realizar atividades físicas,
  4. Aprender novas habilidades, como aprender a tocar um instrumento ou outra atividade artística.
  5. Manter o equilíbrio na organização da rotina entre as responsabilidades do cotidiano e atividades de lazer.
  6. Reservar um momento para realizar atividades de interação com as pessoas e também realizar algo que gosta: assistir um bom filme, uma caminhada, passeio em família, a leitura de um livro, entre outros,
  7. Procurar alimentar-se de forma saudável, lembrando que momentos de refeição não podem ser usados como forma de compensação das frustrações.
  8. Buscar ajuda profissional quando não se sentir bem

Ideal H+K Strategies
Atendimento PR: Laura Vitto




Gráfica Editora e Jornal Via Mão - Redação: Rua Komiko Kakuta, 38 - São Judas Tadeu - Capão Bonito - SP
Registrado no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, sob n.º 12 no Livro "B" Matriculado e Microfilmado sob n.o 1.256.
Email: redacao@jornalviamao.com.br - jornalviamao@jornalviamao.com.br