Evento promovido pelo Casarão Brasil – Associação LGBTI terá os cônsules Henriette Bersee e Paulo Jorge Nascimento, além de Marta Suplicy, Claudia Carletto, Mariana Araújo e Marina Reidel
Representantes de diferentes países e de secretarias públicas estão reunidos na programação da 1ª Conferência de Direitos Humanos para Refugiados e Migrantes LGBTI, promovida pelo Casarão Brasil – Associação LGBTI, em parceria com o Consulado da Holanda. O evento online terá como tema “Políticas Públicas de Atendimento” e acontece no dia 17 de março, das 15h às 17h, transmitido pela plataforma Google Meets, em razão da continuidade da pandemia da Covid-19. A conferência será aberta a todos os interessados.
O encontro virtual vai debater cidadania e inclusão de refugiados e migrantes LGBTI, em palestras com 10 minutos de duração. Os eixos temáticos das palestras serão Promoção e Garantia de Acesso a Direitos Sociais e Serviços Públicos; Promoção do Trabalho Decente; Inclusão Social e Reconhecimento Cultural; Legislação Federal e Política Nacional para as Migrações e Refúgio; e Atendimento de Demandas Específicas da População LGBTI.
A programação terá início com a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, debatendo sobre Políticas Públicas de Atendimento a Refugiados e Migrantes LGBTI. A cônsul-geral dos Países Baixos em São Paulo, Henriette Bersee, vai abordar o tema Promoção e Garantia de Acesso a Direitos Sociais e Serviços Públicos para Migrantes e Refugiados LGBTI. Em seguida, a jurista e membra da Junta Diretiva da Casa da Gente Brasil/Catalunya, Mariana Araújo, falará sobre Promoção do Trabalho Decente a Refugiados e Migrantes LGBTI.
Na segunda hora, a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, vai debater Inclusão Social e Recolhimento Cultural de Refugiados e Migrantes LGBTI. A diretora de Proteção de Direitos de Minorias Sociais e População em Situação de Risco do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Marina Reidel, discorrerá sobre Atendimento de Demandas Específicas da População Refugiada e Migrante LGBTI. Antes do encerramento, previsto para as 17h, o cônsul-geral de Portugal, Paulo Jorge Nascimento, abordará o tema Acolhimento e Acesso a Serviços Públicos por Refugiados e Migrantes LGBTI.
A abertura terá participação de Juliana Wahlgren, fundadora da Revibra Europa e chefe de litígio estratégico da Enar (European Network Against Racism); e o encerramento contará com o mediador Paulo Illes, representante externo da Organização para uma Cidadania Universal e coordenador da Rede Sem Fronteiras.
O Casarão Brasil – Associação LGBTI é uma organização social sem fins lucrativos, fundada em 2008 para inovar as atuações política e social em favor da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexual (LGBTI). A instituição oferece uma variedade de serviços para a comunidade arco-íris e realiza eventos em diversas áreas, como assistência social, saúde, educação e trabalhos voltados para o fortalecimento e autoestima dessa população. Também promove campanhas desenvolvidas para os homossexuais e a sociedade em geral.
Serviço
1ª Conferência de Direitos Humanos para Refugiados e Migrantes LGBTI
Evento online transmitido pelo Google Meets
17 de março
Das 15h às 17h (horário de Brasília)
Aberta ao público
Agenda Oficial
15h às 17h (horário de Brasília)
15h — Abertura — Casarão Brasil — Associação LGBTI, com Juliana Wahlgren, fundadora da Revibra Europa e chefe de litígio estratégico da Enar (European Network Against Racism)
15h10 — Políticas Públicas de Atendimento a Refugiados e Migrantes LGBTI
Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy
15h20 — Promoção e Garantia de Acesso a Direitos Sociais e Serviços Públicos para Migrantes e Refugiados LGBTI
Cônsul-Geral dos Países Baixos em São Paulo, Henriette Bersee
15h40 — Promoção do Trabalho Decente a Refugiados e Migrantes LGBTI
Jurista e Membra da Junta Diretiva da Casa da Gente Brasil/Catalunya, Mariana Araújo
16h — Inclusão Social e Recolhimento Cultural de Refugiados e Migrantes LGBTI
Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto
16h20 — Atendimento de Demandas Específicas da População Refugiada e Migrante LGBTI
Diretora de Proteção de Direitos de Minorias Sociais e População em Situação de Risco do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Marina Reidel
16h40 — Acolhimento e Acesso a Serviços Públicos por Refugiados e Migrantes LGBTI
Cônsul-Geral de Portugal, Paulo Jorge Nascimento
17h — Encerramento, com Paulo Illes, mediador, representante externo da Organização para uma Cidadania Universal e coordenador da Rede Sem Fronteiras
Contatos:
Instagram: @casarao_brasil
Telefone: 11 3832-7507
Rua Coronel Xavier de Toledo, nº 210, cj. 111, República, São Paulo