logo
Search

 28/08 – Dia Nacional do Voluntariado: Medtronic incentiva programas de voluntariado para desenvolver habilidades e integrar funcionários

Projetos visam conexão com a comunidade, reduzir a desigualdade social e incentivar crescimento pessoal e profissional No dia 28 de...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

Projetos visam conexão com a comunidade, reduzir a desigualdade social e incentivar crescimento pessoal e profissional

No dia 28 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado, data instituída no Brasil pela Lei nº 7.352 com o objetivo de conscientizar e incentivar a participação de mais pessoas e de promover ações voluntárias. Segundo o IBGE, existem mais de 7 milhões de pessoas que se dedicam a algum tipo de trabalho voluntário. Apesar de ser um número alto, o cenário é ínfimo: representa apenas 4,3% de toda a população brasileira. Por isso, a ideia é sempre promover ações que estimulam esse senso de coletividade, algo decisivo para viabilizar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU, em especial do ODS 10, que consiste na Redução das Desigualdades, garantindo melhores condições de vida para a sociedade brasileira.

Atualmente, as grandes empresas também têm um papel fundamental nesse tipo de ação, pois incentivam o colaborador a ajudar o outro. O voluntariado também é uma forma de desenvolver habilidades nos profissionais, pois fortalece as competências de liderança, comunicação e resolução de problemas ou crises, beneficiando a carreira dos funcionários dentro das organizações.

A Medtronic, empresa de tecnologia em saúde, disponibiliza alguns programas na área realizados pela Medtronic Foundation, Instituição sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento da comunidade em diversos locais do mundo. Em 2021, foram mais de 174.000 horas de trabalho voluntário registrados, ocorrendo em mais de 65 organizações, totalizando um investimento de mais US 103,1 milhões concedidos (US 52,9 milhões desde o início da pandemia).

No Brasil, a Medtronic implementou o Projeto 6, focado em atividades voluntárias com pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa representa o sexto princípio da missão da empresa: o de manter a boa cidadania. Na última edição, ocorreu uma parceria com a instituição Mana Urbano, ONG sem fins lucrativos que atende 500 pessoas em vulnerabilidade social aos domingos na Praça da Sé com café da manhã, e a GAV, ONG que atende 280 pessoas em vulnerabilidade social todos os domingos também no Centro de São Paulo, e conta com 30 voluntários Medtronic preparando lanches e cafés, impactando 780 vidas.

O Projeto 6 nasceu há 14 anos em Mineápolis, sede da empresa nos Estados Unidos, oferecendo a oportunidade para que os colaboradores façam esse tipo de trabalho voluntário durante o expediente de trabalho. Hoje, ele é realizado no mundo todo. Há ações de distribuição de refeição e serviços de saúde, como aferição de pressão e outras atividades. “Foram várias atividades ao longo desses anos. O Projeto 6 é uma oportunidade para a empresa aprofundar o seu relacionamento com a comunidade e de usar as habilidades de cada funcionário para contribuir com uma causa”, comenta Felipe Barreiro, vice-presidente da Medtronic no Brasil, que, inclusive, já participou de projetos da companhia ao redor do mundo.

Para Barreiro, os colaboradores que participam do programa de voluntariado têm uma melhor percepção sobre a empresa, podem colocar seus conhecimentos profissionais em prática ao exercerem as atividades, tornam-se mais abertos a inovações e fortalecem a relação com o trabalho e com os colegas. Também é uma oportunidade para aprender a lidar com crises, melhorar a forma com que se comunicam ou mesmo descobrir novos interesses para sua própria carreira.

A Medtronic incentiva seus funcionários a viajarem para outros países realizando o trabalho voluntário, caso da Claudia Morgental, diretora de RH da empresa. A executiva foi para os Estados Unidos por 3 semanas pelo projeto Global Innovations Fellows, um programa de desenvolvimento profissional via voluntariado (skills based volunteering), que convida e seleciona talentos da organização para ajudarem uma ONG ou governo com impacto na saúde. O projeto visa ser uma consultoria para implementar melhorias nas instituições, enquanto os profissionais da Medtronic de todo o mundo desenvolvem e aplicam suas competências adquiridas durante seus anos de trabalho na empresa.

Para Claudia, participar do Global Innovation Fellow foi uma experiência única, pois as pessoas não estão lá pelo cargo que tem, mas sim como um profissional que vai entender um desafio, encontrar e propor uma solução. “A visão global dos funcionários sobre os problemas de saúde e as diferenças sociais colaboram para conduzir a trocar de ideais, pois as diferenças culturais enriquecem o trabalho que é proposto. Esse tipo de programa é completo, pois supera os impactos na vida de outras pessoas e contribui para a formação do profissional na empresa, sendo um verdadeiro ganha-ganha para o colaborador que decide participar”, comenta.

Outra atividade na Medtronic é a “Semana Carreias que Mudam Vidas” em que funcionários contribuem com depoimentos de como é importante fazer parte de ações de voluntariado e contribuir para uma sociedade melhor.

Por Gabriele Martins

Notícias relacionadas