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4 em cada 10 brasileiros começarão 2023 com dívidas, aponta pesquisa

Entre os 43% das pessoas endividadas no país, 77% devem mais de R$2 mil 28% dos brasileiros estão comprometidos com...

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Entre os 43% das pessoas endividadas no país, 77% devem mais de R2 mil

28% dos brasileiros estão comprometidos com mais de R15 mil; 27%, de R2 mil a R5 mil, e 22% têm débitos de R5 mil a R15 mil

Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo – fez um levantamento com mais de 1650 brasileiros sobre as perspectivas para o ano que está prestes a começar e divulga os dados do estudo “Expectativas – 2023”. Entre as palavras mais citadas para representar 2022 está a gratidão e, embora sobreviver a este ano tenha sido difícil e desafiador, é hora de agradecer. No geral, 2023 será um ano melhor e de paz. A esperança é o sentimento no topo dos desejos do brasileiro após dois anos de medo e preocupação.


Mesmo com mais positivismo, o bolso vazio em 2023 já preocupa o brasileiro. Os dados coletados no decorrer da pesquisa apontam para uma população mais cautelosa financeiramente. 52% pretendem economizar em tudo que comprar e buscar promoções. Além disso, quase metade da população (44%) tirará o pé do acelerador em 2023 e vão segurar suas economias gastando menos do que gastaram em 2022. Uma parcela dos brasileiros (24%) quer manter os mesmos gastos. 1 em cada 10 pessoas acredita que abrirá o bolso usando mais economias no próximo ano.


Brasileiro no vermelho em 2023?

A pesquisa traz o dado de que metade (49%) da população está com as contas em dia. Porém, 4 em cada 10 brasileiros vão começar o novo ano devendo. Entre os 43% que iniciam com saldo negativo, 77% têm dívidas acima de R2 mil sendo: 28% devem mais de R15 mil; 27%, entre R2 mil e R5 mil; e 22%, entre R5 mil e R15 mil.


Além disso, 56% da população estabeleceu a economia como um dos focos principais para o próximo ano. O hábito de pesquisar mais antes de comprar (33%) e investir em ações (11%) também estão na lista.


Bens materiais duráveis são uma das metas

Mesmo com o momento complicado financeiramente, algumas pessoas mantém no radar compras de bens ainda este ano ou nos próximos 18 meses: 24% dos brasileiros pretendem adquirir um imóvel ou um carro, cada; 16% eletroeletrônicos; 3% querem comprar uma motocicleta; e 1% comprar móveis planejados, reformar a casa, comprar TV, caminhão, máquinas para empresa celular, geladeira, entre outros itens. A pesquisa também aponta que 25% da população não querem comprar nada e 23% não sabem ainda.

Falando em economia… e viajar, vai rolar?

45% das pessoas pretendem viajar em 2023 independente do destino, destes apenas 2 em cada 10 brasileiros não têm planos de viagem para este verão, representados por 19%. Seja por um final de semana ou até por uma semana, a ideia é curtir os dias de sol: 25% querem relaxar a semana inteira. Já 24% optam por um fim de semana. 2 em cada 10 planejam viagens para vários finais de semana e 9% pretende estender entre duas e três semanas. Apenas 3% pretendem ficar fora um mês inteiro e 1%, o verão todo em viagem.

Destinos com menos movimento estão nos planos por oferecerem mais segurança. 49% dos brasileiros querem ir para uma praia deserta; 32% pensam em visitar cidades históricas, 30% vislumbram momentos em um resort all inclusive ou cidades do interior, cada; 26% em trilhas e natureza; 26% em sítios ou chácaras; e 25% em hotéis fazenda.

“Viajar é um grande hobby para os brasileiros que consideram arrumar as malas um momento para se libertar e relaxar! Isso é percebido com as palavras mais citadas para representar as viagens: Liberdade, Vida, Descanso, Relaxamento e Renovação”, observa Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou. “A indústria turística deve estar de olho nos turistas e promover ativações com diferenciais para atrair o público não só no verão, mas durante todo o ano”.

Expectativas em alta para 2023

De acordo com a pesquisa, entre os cinco desejos mais citados para 2023 estão: ganhar mais dinheiro (51%), emagrecer (44,6%), ficar mais próximo da família (34,7%) e começar um novo curso (22,8%).

O lazer e a diversão não deixaram de ser citados e as altas temperaturas do verão destacam a vivência de bons momentos e planos de diversão. 46% querem sair mais para se divertir; 24% acreditam que churrascos de fim de semana são bons quando na companhia dos amigos; 24% querem mais atividades em casa com a família no verão e 13% pretendem viajar de carro no início do ano.


A estação também sugere encontro com amigos em bares para 14%; já que 40% adoram o verão, pois os dias parecem durar mais e 37% se sentem mais animados e dispostos. Na contramão estão 33% que sentem mais cansaço e desânimo em dias de calor.

11% vão continuar em home office depois da virada do ano; 6% supõe que haverá uma nova pandemia em 2023; e 3% vão adiar as férias de janeiro, pois se sentem inseguros para viajar com a família.


2023 e a rotina de trabalho presencial

A jornada de trabalho híbrida também ganhou a atenção dos brasileiros e 17% pensam que vão estar se dividindo entre atividades presenciais e online; 11%, ajustando para uma rotina híbrida de trabalho; e 5% buscando mais uma rotina presencial com a equipe de trabalho. O retorno às atividades faz com que 14% prevejam que estarão trabalhando ainda mais do que durante a pandemia. 11% estão em busca de emprego e 20% planejam novos desafios e mudando de área.

Metodologia

A pesquisa “Expectativas – 2023” foi conduzida pela Hibou em Dezembro de 2022, por painel digital. 1663 brasileiros maiores de 18 anos participaram do estudo, que apresenta 2,4% de margem de erro.

Sobre a Hibou
Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

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