logo
Search

Capão Bonito- Secretaria de Obras e Agropecuária faz apresentação ao CMDR de decreto e o funcionamento do Castramóvel

CASTRAMOVEL | A Secretaria Municipal de Obras e Agropecuária, através da Divisão de Agropecuária realizou na manhã desta segunda-feira, 11/12,...

‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎ ‎

CASTRAMOVEL | A Secretaria Municipal de Obras e Agropecuária, através da Divisão de Agropecuária realizou na manhã desta segunda-feira, 11/12, no Centro Municipal de Convenções, a apresentação do Decreto Municipal N° 197/23, de 05 de dezembro de 2023, que disciplina o uso da Unidade Móvel de Castração (Castramóvel) em Capão Bonito.

A apresentação, feita aos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) destacou que a unidade móvel atuará na realização de cirurgias de esterilização de cães e gatos.

“Temos uma população de cães e gatos na Zona Rural estimada em aproximadamente 5.000 animais, e que estes animais se reproduzem praticamente sem controle. Capão Bonito, tem uma grande extensão territorial, com 50 bairros rurais, localizados em até 30 km da sede do município, o que dificulta para que a população traga seus animais para realizar procedimentos veterinários na sede do município. O Castramóvel será estratégico na prestação do serviço”, afirmou o diretor de Agropecuária Carmo Contieri.

De acordo ainda com o veterinário Alberto Carvalho (Goio), as características das habitações na zona rural favorecem que os animais circulem livremente, pois a maioria das residências não possuem muros ou cercas que contenham estes animais.

“Como os animais circulam livremente, estes acabam interagindo com a fauna silvestre, causando prejuízos ambientais e colocando sua própria vida em risco.

Estes animais podem ser transmissores de zoonoses para o ser humano, além de ocorrer um grande número de abandono destes animais, tanto na zona rural, e mesmo na zona urbana, transformando em um problema de saúde pública. O objetivo é expandir de forma substancial os serviços, tornando-o mais perto de todos”, frisou Goio.

As explicações técnicas e o anúncio do funcionamento do Castramóvel foram muito bem recebidas pelos integrantes do CMDR.

Notícias relacionadas

Mais Lidas