“A área de aproximação do fogo compreende um descampado – com a existência de algumas serrarias e também uma área de construção – Estância Marieta Clube Residencial e loteamentos chamado Terras do Embiruçu”
Por volta das 15 horas deste sábado, 31 de agosto, Capão Bonito, uma cidade do interior de São Paulo, foi alvo de grande incêndio que devastou uma grande área próximo ao centro urbano da cidade. A área que compreende um descampado – com a existência de algumas serrarias e também uma área de construção – Estância Marieta Clube Residencial e loteamentos chamado Terras do Embiruçu – e no endereço – mais precisamente, Rua Minas Geral, local que foi mais atingido pelo incêndio – lugar que inclusive está instalado o Centro de Assistência Social Padre Henrique – espaço que conta com um abrigo municipal que acolhe e acomodam enumeras crianças que felizmente não sofreram nenhum tipo trauma por conta do acidente ambiental – Segunda Ana Luiza, presidente do Fundo Social de Solidariedade, por conta da forte ação do incêndio, foi preciso imediatamente solicitado junto ao Judiciário local a remoção das crianças do local divido a grande quantidade de fumaça. “As crianças já se encontram seguras e bem acomodadas em um Hotel da cidade e estão sobre cuidados das monitoras” assegura a presidente.
Segundo informações do Bombeiro Local – este grande e preocupante incêndio que aconteceu num lado urbano da cidade: nas proximidades da Estância Marieta Clube Residencial e loteamentos chamado Terras do Embiruçu se deu exatamente no momento em que já estavam socorrendo um outro que estava se alastrando em uma empresa madeireira, no Distrito Industrial longe do centro da cidade – momento então que foram acionados. No Distrito Industrial o incêndio já estava sobre controle, e em uma ação de emergência se dirigiram ao novo local – região -Terras do Embiruçu. Em conversa com o Jornal Via Mão – um dos bombeiros conta que este incêndio foi mesmo assustador, e que o fogo se alastrou muito rápido por conta do campo seco e vento que estava a favor das lavaredas que tomaram conta de uma enorme área inclusive atingindo duas serrarias. “Creio que este incêndio foi uma das maiores ocorrência da história de Capão Bonito” ressalta ele. Felizmente não houve nenhum ferido e nem morte de animai, exceto talvez a pequenos animais peçonhentos que vivem entre capins e matos.
Ajuda da população
A comunidade local também se uniu para ajudar a combater o fogo. Em depoimento a rede social, na noite do ocorrido o prefeito de Capão Bonito, Júlio Fernando acalmou a população informando que o fogo já havia sido cessado em toda a área do Distrito na Terra do Embiruçu, Proximidade do Centro social Padre Henrique e das Serrarias atingidas.
“Estive presente no local acompanhando de perto todo o trabalho incansável do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, dos nossos funcionários da Prefeitura Municipal e das empresas JFI, Cooperativa Agrícola, Bechara, e todas as outras empresas e moradores que se uniram para ajudar Capão Bonito nesse momento delicado. Agradeço a cada um pela solidariedade e dedicação! Vamos seguir juntos cuidando da nossa cidade” Destacou o prefeito lembrando ainda que ação pode ter sido criminoso e que tudo será investigado.
Domingo -1º de setembro :10.15h -reacende fagulhas de incêndio
Para a tristeza de todos – por volta das 10:15 do domingo,1º de agosto – momento que inclusive tentávamos junto ao Corpo de Bombeiro obter maiores informações sobre o ocorrido – presenciamos a chamada de nova ocorrência de fogo que se alastrava novamente no mesmo local. Imediatamente a equipe se dirigiu ao lugar onde incêndio alastrava rapidamente chegando próximo de invadir o escritório do Estância Marieta Clube Residencial. Mas graças à atuação rápida do bombeiro e com a força do caminhão pipa da prefeitura, tudo ficou controlado. Mais ainda há muita preocupação por parte das autoridades devido ao tempo seco e vento, onde as fagulhas do incêndio podem reacender
Alerta Geral
Vale destacar que quase todo estado de São Paulo tem risco elevado para incêndios nos próximos dias, alerta a Defesa Civil Estadual, o órgão divulgou novos mapas de risco de queimadas no território paulista. Os gráficos dividem o risco em quatro níveis: baixo, alto, alerta e emergência. Eles também apontam altas temperaturas, ventos que podem chegar a 60 km/h, baixa umidade relativa do ar e falta de chuva. O risco para emergência de queimadas pode englobar quase todo estado paulista. Áreas do litoral também devem ficar em alerta para incêndios e por isso todos deem estar atendo e ter todo o cuidado.
Medidas Preventivas
Nunca acenda fogueiras ou queime lixo e sobre tudo próximo à rede elétrica.
Não jogue pontas de cigarro ou fósforos acesos em áreas com vegetação seca. Certifique-se de apagar completamente qualquer material inflamável antes de descartá-lo.
Não solte balões, pois eles representam um grande risco de incêndio, podendo causar curtos-circuitos na rede elétrica.
Mantenha a vegetação ao redor de sua residência sempre limpa e livre de materiais inflamáveis, como folhas secas e galhos.
Evite o uso de fogos de artifício em áreas próximas a vegetação seca, pois as faíscas podem iniciar incêndios.
Em caso de focos de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e evite se aproximar do local.