Sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool são fatores de risco
A campanha “Agosto Azul Vermelho” é marcada pela conscientização e prevenção das doenças vasculares, como acidente vascular cerebral (AVC), trombose venosa profunda, pé diabético, doença arterial obstrutiva periférica (daop), linfedema, entre outras.
Para o cirurgião vascular Gustavo Gern Junqueira, do Eco Medical Center, o cenário de doenças vasculares no Brasil é preocupante. “Hoje nós percebemos um aumento significativo no número de casos de doenças vasculares no país, principalmente relacionado ao estilo de vida, como sedentarismo, diabetes, obesidade e tabagismo. Outro fator de alerta é a incidência de casos após a pandemia, como o aumento de acidentes vasculares cerebrais (AVC) entre os jovens, algo que era mais comum com o avançar da idade”, afirma Junqueira.
Um estudo recente divulgado na revista Nature revela que, além dos primeiros 30 dias após a infecção por COVID-19, as pessoas infectadas têm risco aumentado de doenças vasculares, incluindo distúrbios cerebrovasculares, disritmias, doença cardíaca isquêmica e não isquêmica, pericardite, miocardite, insuficiência cardíaca e doença tromboembólica. Os riscos foram apresentados mesmo entre as pessoas que não foram hospitalizadas durante a fase aguda da infecção, e aumentam de forma gradual se a pessoa foi hospitalizada ou internada na UTI.
“É muito importante que as pessoas estejam atentas aos sinais das doenças vasculares. O AVC, por exemplo, é a segunda maior causa de morte no Brasil, e os principais sintomas são fraqueza, formigamento de face, braços e perna, especialmente em apenas um lado do corpo, confusão mental, alteração de fala e alteração de visão”, explica o Dr. Gustavo que também destaca a diferença entre os dois tipos de AVC, o isquêmico – quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais – e o hemorrágico, caracterizado pelo rompimento de um vaso sanguíneo cerebral.
Campanha Agosto Azul Vermelho
A campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular para incentivar o brasileiro a cuidar da saúde vascular. Mudanças de hábitos de vida, como praticar atividade física diariamente e adotar uma alimentação saudável são as principais formas de prevenir o surgimento de doenças vasculares e também de doenças crônicas como obesidade e diabetes tipo 2 – as quais apresentam grande incidência de doenças vasculares. “Vale ressaltar que algumas doenças são silenciosas e por isso o acompanhamento com cirurgião vascular deve ser regular, a fim de identificar e tratar a doença de forma precoce”, finaliza.
Mais sobre o Eco Medical Center
O Eco Medical Center oferece mais de 35 especialidades médicas e exames integrados em um único local. As consultas podem ser agendadas pelo aplicativo, telefone, WhatsApp ou site. O Centro Médico está localizado em Curitiba, no bairro Água Verde e atende os principais planos de saúde.